Dicas e Tutoriais José Guimarães

Saiba como criar um domínio personalizado

Quero comprar um domínio personalizado, mas não sei como faço

Por que você deve comprar um domínio personalizado?

Bem, se você criou um blog, como eu o fiz há algum tempo, e não desistiu de postar nele, como a maioria dos blogueiros iniciantes faz, você é um vencedor.

Sendo assim, está na hora de mudar seu blog. Mas, mudar como?

Mudando sua maneira de escrever, desenvolver um tema especifico. Enfim, atrair a galera interessada em seu tesxto. mudança é praticamente assentada em estudos do que escrevem os blogueiros que já estão a ganhar dinheiro na internet, por blogar há mais tempo.

Mas a mais importante mudança que você deve fazer é comprar um domínio personalizado e migrar seu blog para esse domínio. Você percebeu quando entrou aqui que em vez de http://legaldinheiro.blogspot.com você encontra http://www.dinheirolegal.com? Pois é, esse último é o novo endereço do Dinheiro Legal. Agora, tanto faz você digitar um ou outro endereço, cairá sempre em dinheirolegal.com.

Progresso? Sim!

Ao comprar o domínio você deve solicitar ao provedor o redirecionamento de seu blog para o domínio que você comprou. Ao mesmo tempo, você deve pedir também que configurem o DNS para mais tarde você alterar a configuração de seu blog no novo domínio.

DNS é a sigla de Domain Name System ou Sistema de Resolução de Nomes
. O servidor DNS determina o lugar que certo endereço web lega o visitante. Ele vincula o endereço web com o lugar em que o conteúdo está armazenado, ou que possa ser acessado.

Eu comprei o domínio dinheirolegal.com na Superdomínios. Pedi a eles que fizessem a configuração. Eles fizeram e me enviaram um e-mail avisando.

Para que o domínio comprado aponte para seu blog, deve ser criado o CNAME, que significa Canonical Name, para o seu domínio, ligando-o com gh.google.com. Esse procedimento deve ser discutido com o provedor antes da compra do registro. Caso não seja feito por quem te vendo o domínio, você deverá configurá-lo manualmente. Nesse caso, recomendo ler o que Adilson escreve, no post Mudando para seu domínio próprio, no blog Geranciando Blog.

Se você ainda não tem um blog, mas pretende criar um, siga as dicas de Info Macross no post Como criar um blog escolhendo o domínio.

Como comprei o domínio dinheirolegal.com no Superdominios, não fiz nada disso. Meu trabalho foi simplesmente entrar na conta do Blogger e fazer as configurações do redirecionamento do blogspot ao domínio dinheirolegal.com.

Partindo do pressuposto de que você tenha comprado seu domínio na Superdominios, como eu fiz, tão logo você receba o e-mail deles informando a configuração do DNS do seu domínio, você deve entrar na conta do Blogger e fazer as seguintes alterações:

Após o login de sua conta, clique em Configurações.

Surge a página Publicar em domínio personalizado. Escolha configurações avançadas. Ele pergunta: Precisa de domínio? Compre um agora. Isso porque o Blogger também vende domínios (em inglês) e devem ser pagos com cartão de crédito internacional. Você informa que já possui domínio.

Na próxima etapa, informe o domínio que você comprou. E salve em seguida as alterações.

Se tudo foi feito corretamente, ao clicar Visualizar blog, você verá seu site seunome.com.

Gostou? Leia também Como divulgar seu blog em fóruns, do Análise Blogueira.

Lembre-se: Você deve pedir ao Superdomínios, caso você compre o domínio lá, que configure seu domínio para o blogspot. Ou seja, o DNS e criem o CNAME para ghs.google.com.

Sobre o autor | Website

De Blogueiro a Problogger, assim me defino na Internet. Aprender a criar blogs, escrever artigos contendo dicas e tutoriais… É isso que eu faço. Ah! Ganhar dinheiro legal também.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário