Dicas e Tutoriais Tutoriais José Guimarães

Favicon – Dicas para Adicionar em Blogs e Sites

O Favicon, se você ainda não sabe, é aquela imagem minúscula que aparece ao lado do nome do site


no topo do navegador, logo acima da barra de endereços.

Favicon – Como adicionar no Blogger 
favicon-blogger-adicionar-sites

Quando você cria um blog na plataforma Blogger, por exemplo, você escolhe um nome para endereço, que é completado com o .blogspot.com. A partir daí, sempre que você ou alguém entra em seu blog verá um ícone vermelho escrito um “B” dentro que é o símbolo do Blogger.

Você percebe que todas vezes em que entra em um blog ou site e vê esse mesmo símbolo acima da barra de endereços conclui que o site é hospedado no Blogger? Se não percebe, comece a observar a partir de agora, pois o símbolo é universal e e permite a qualquer pessoa que navega na internet descobrir só de relance que se trata de uma página blogspot.

É isso. Se a plataforma usa um símbolo, ela permite que você também use um. E lhe dá suporte para isso. Para adicioná-lo basta entrar em sua conta e localizar o link da imagem logo acima do nome do seu blog.

Vantagens de ter um favicon no blog ou site

. A primeira vantagem é a explicada acima. Sua imagem é vista sempre que o visitante olhe para o topo da página quando ele entra em seu site. Daí, sempre que ele vê-la, lembrará de seu site. Logo, o favicon será a logomarca de seu blog ou site. É uma ideia legal, não é? Imagine só!

. A segunda vantagem é quando algum internauta adicione o link de seu site nos favoritos dele. Lá o símbolo dele se destacará diante de outros links que não os têm. Verifique nos seus favoritos os símbolos dos sites que você adicionou.

. A terceira vantagem é a estética, ou seja, a diferenciação dos demais sites. Observe que nem todos usam, seja por falta de conhecimento de seus proprietários ou por desinteresse. Já que agora ficou muito fácil colocá-lo na plataforma Blogger.

. A quarta vantagem é quando alguém que tem um blogspot adiciona seu link na lista de blogs que ele visita ou mais gosta, ou blogroll. Veja aqui mesmo na barra lateral do Dinheiro Legal, antes de chegar ao rodapé.

Lembrando-lhe que em muitas outras plataformas há necessidade de ler o regulamento se permitem, pois muitos preferem manter o favicon original do website.

Como criar seu favicon fácil e grátis

Vamos agora à parte técnica. Suponhamos que você tenha um blogspot e queira criar uma imagem para representá-lo no browser.

Siga este pequeno tutorial

. Entre na sua conta com dados de login e senha;

. No Painel, clique em Design do blog que quer adicionar a imagem;

. Você será levado a esta página:

Dicas para Adicionar favicon no Blogger
favicon-dicas-adicionar-sites

Ao lado de Favicon, clique em Editar. Procure a imagem no seu computador e depois clique em Salvar.

só isso! No dia seguinte sua minilogomarca aparecerá no topo da página do browser. Na maioria dos maiores browser que conhecemos.

Qual o formato de imagem você deve enviar

Você deve enviar uma imagem de tamanho 16 x 16, no formato .icon, caso contrário ela será recusada.

Como converter ao formato .icon?

. Entre no Favicons e siga a orientação que oferecem lá.

Depois copie a imagem convertida. Ela aparece depois de alguns minutos. Esse site lhe oferece duas imagens, uma estática e outra dinâmica. Eu coloquei a dinâmica, mas o Blogger só mostra na forma estática. Portanto, use a estática.

Caso tenha dúvidas ou que conhecer outros sites legais que convertem imagens favicon grátis, visite esse post Favicons Agora mais Fácil no Blogger. Lá você encontra dicas de sites que dispõem imagens para favicon também.

Esperamos que esse tutorial do Dinheiro Legal o ajude a incrementar seus blogs ou sites.

Image: digitalart / FreeDigitalPhotos.net

Sobre o autor | Website

De Blogueiro a Problogger, assim me defino na Internet. Aprender a criar blogs, escrever artigos contendo dicas e tutoriais… É isso que eu faço. Ah! Ganhar dinheiro legal também.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. birapcbira disse:

    ótimas dicas valeu,cara!