Dicas e Tutoriais Tutoriais José Guimarães

Adicionar Botão de Licença Creative Commons em Blogs

Dicas para adicionar botão de licença Creative Commons nos blogs que você administra. Você prova que é dono e também cria regras para cópias de arquivos.

Tutorial para você Adicionar o Botão de Licença Creative Commons nos Blogs que administra. Com ele você prova que é dono e se importa de que copiem seus artigos.

Por que adicionar o botão de licença nos blogs?

Lemos diariamente artigos de blogueiros reclamando sobre as cópias que fazem dos artigos que escrevem e publicam nos blogs. Explicam que é plágio copiar artigos e os executantes podem ser punidos conforme esta lei ou aqui. No entanto, nunca lemos sobre alguém que pune alguém. Talvez porque seja difícil gastar dinheiro com algo que mais se revelará perda de tempo no futuro, do que a luta pelo direito de autor.

adicionar-botao-licenca-cretive-commons-blogs

Por incrível que pareça, caso você queira descobrir quem copia seus textos, basta selecionar pelo menos duas frases deles. Copiar e colar no buscador. Em segundos os copiadores de seus textos surgem diante de seus olhos. Que fazer com eles? Processá-los? Sinceramente, nem sei se vale a pena fazer isso. Porque processo significa contratação de advogado. E contratar advogado significa gastar dinheiro.

Muitos blogs copiam nossos artigos

Enfim, descobrimos diversos blogs que publicam artigos que escrevemos e publicamos em nossos blogs. Temos a oportunidade de ver artigos que escrevemos ontem em outros blogs, hoje. Daqui a uns tempos, quem poderá saber?, Os plagiadores serão tão competentes que entrarão nos arquivos do nosso computador. Copiarão os textos de seus interesses e publicarão em seus blogs. Quem pode dizer que não acontecerá isso?

No entanto, pouco vejo o botão de licença no rodapé de muitos blogs ou mesmo na página lateral. A dica que lhe proponho neste artigo é incluir um botão dizendo que seus artigos estão sob licença Creative Commons. Esse botão decerto não impede ninguém de copiar seus textos. Mas o ajudam na divulgação de seus blogs. Por dizer ao copiador que devem criar um link para onde ele copiou o artigo. Logo, seu blog ganha backlink.

É claro que você pode dizer: “Ah, como ele copia artigos dos outros, o blog dele não deve ter nenhum prestígio para o Google”. Nesse caso, posso dizer que você está certo. Contudo, os copiadores de plantão não dormem em serviço. Basta o blog da preferência deles postar artigos que ele lá vai e copia o artigo imediatamente. Esse tipo de intercâmbio secreto entre blogueiros é ruim, porém existe muito.

Muitos artigos que escrevo aparecem em blogs, muitas vezes com mais comentários que os nossos. Que fazer, denunciar esses copiadores? Creio que encheria os fóruns de processos que não terminariam nunca. Por incrível que pareça, até alguns livros infantis que publiquei na Editora Virtual Books para download gratuito, alguns sites vendem. Além de ser uma audácia é uma afronta para o autor.

Todavia, há um lado bom nessa história. A pessoa que compra um livro digital de distribuição gratuita pensará em comprar outros, do mesmo autor. Daí buscará na internet mais livros dele. Com isso o autor sempre ganha, ao longo dos tempos.

Como pegar o código do botão

  • Entre no website Creative Commons.
  • Escolha o botão de sua preferência.
  • Copie o código.
  • Cole-o num widget de seu blog. Ou no rodapé.
Entendemos que ao clicar nesse botão e ler a licença, quem copia artigos pensará duas vezes antes de fazê-lo. Afinal, sempre que surge a palavra licença, significa que há restrição.

 

Muito obrigado por assinar o:

Feed do Blog Ganhar Dinheiro Legal

Sobre o autor | Website

De Blogueiro a Problogger, assim me defino na Internet. Aprender a criar blogs, escrever artigos contendo dicas e tutoriais… É isso que eu faço. Ah! Ganhar dinheiro legal também.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. imagemturbo.com disse:

    Muito bom o post. É sempre válido divulgarmos a importância das Licenças Creative Commons. Em meu blog estou disponibilizando botões animados das licenças para uso em sites e blogs. Vale a pena conferir.
    http://www.imagemturbo.com/2012/01/botoes-de-licencas-creative-commons.html