Dicas e Tutoriais Plugins Tutoriais José Guimarães

Dicas para Apagar Links Quebrados Usando o Plugin Broken Link Checker

Tutorial para usar o plugin Broken Link Checker. Essa ferramenta apaga os links quebrados que aparecem nas indicações do plugin. Útil ao blog.

Escrevemos este artigo com dicas para apagar links quebrados encontrados pelo Plugin Broken Link Checker. Conforme o nome já diz: O plugin verifica os links quebrados e os mostra numa página. Daí, fica mais fácil para você corrigi-los.

Plugin Link Checker

Dando sequência ao artigo publicado no post Plugin Broken Link Checker remove links quebrados WordPress, escrevo agora estas dicas para corrigir os links quebrados que o plugin encontra em seu blog.

dicas para apagar links quebrados

Note que aparece uma lista com todos os links que estão interrompidos. Ou seja, quebrados. Esses links saem de seu blog e não vão a lugar nenhum.

A existência de links no blog prejudica a navegação. Irrita os internautas que vieram ao seu blog. E possibilita ao Google puni-lo por gerar muitas páginas em branco no navegador. Ocorrerá ainda alta taxa de rejeição.

Pelo exposto acima, perceba que os links quebrados devam ser corrigidos. Reserve para isso uma hora de seu dia, de modo que possa organizar os artigos indicados na lista de erros.

A página de erros mostrará uma lista de links semelhante a essa que mostramos logo abaixo:

corrigir erros links quebrados

Como aparecem links quebrados:

Por incrível que pareça, pelo menos no meu blog acontece isso, a maioria de links quebrados está nos comentários. Isso mesmo!

Como acontece isso? É simples. Acontece de um internauta visitar seu site certo dia. Ler seu artigo e deixar comentário.

Acontece ainda de esse internauta ter escrito o link de um blog que ele criou. Contudo, alguma situação desagradável faz com que ele proceda do seguinte modo:

  • Alterar a URL do post.

Nós não devemos alterar a URL do post, a fim de não gerar conflito nos buscadores. Pois aí, surge o mesmo problema do link quebrado. Sem falar que os artigos que adicionamos em agregadores de links, diretórios de blogs, ficam todos perdidos.

Nesse caso, além de atrapalhar tais websites, criando links quebrados neles, ainda provoca irritação nos internautas que clicam nos links apagados.

Aqui fica um conselho: Caso altere por um motivo ou outro algum link, altere-o também nos websites em que ele se encontra. Seria bom também que avisasse os donos dos blogs onde você deixou comentário.

Embora saibamos da dificuldade de fazer tudo isso, recomendamos que o faça. Outrossim, caso lhe seja impossível tal sequência de ação, opte por manter a URL original. Altere o nome do artigo como queira, mas não altere a URL.

  • Apagar o post.

Ocorre nesse caso de o blogueiro ter escrito uma dica de um programa de afiliado do qual antes ele era membro. Daí ele saiu comentando em blogs que encontrou no caminho adicionando esse link.

Contudo, certo dia ele foi banido pelo programa ou desistiu de divulgar os produtos dele, então, zás! Passou facão virtual no artigo. Isto é, apagou o post. A partir daí, adivinha o que acontece? Todos os blogs ou sites que contenham links para esse artigo apresentarão links quebrados. Um erro ruim, pernóstico e inadmissível.

  • Apagar o blog.

Aqui podemos dizer que o blogueiro chegou ao limite de sua paciência com o blog que criou.

  • Seja porque foi punido pelo Google e o Page Rank de sua página principal caiu.
  • Não aparece nos buscadores.
  • Sentiu-se desanimado pelo desejo de ganhar dinheiro depressa, mas descobre que o dinheiro vem devagar demais.
  • Encontra o amor de sua vida que o mantém mais tempo com ele, a ponto de esquecer de postar. Ou de não ter inspiração para escrever artigos.
  • Fica de saco cheio de tantos problemas que encontra no blog. Da necessidade de leitura diária para criar conteúdo de qualidade.

Enfim, apaga o blog. Daí, todos os blogs ou sites que contém links para o blog dele apresentarão erros. Percebe com é fácil surgir erros em seu blog?

Corrigir links quebrados

Há duas opções para corrigir links quebrados.

  • Clique em Edit URL (lado esquerdo) e escreva o link correto.
  • Unlink (lado esquerdo). Clique nesse link se quiser remover o link do artigo.
  • Not Broken. Clique nessa opção se achar que o link está correto.
  • Dismiss. Essa opção permite que você exclua o link da base de dados do plugin. A partir daí, ele não mais apontará esse link.
  • Clique em Editar post (lado direito). Edite o post. Apague o link com erro ou escreva outro link.

Conclusão

Quando você descobre que o link quebrado está no comentário que alguém deixou no seu blog, você tem duas opções válidas:

  • Apagar o comentário.
  • Apagar só o link deixado no comentário.

Quando o link quebrado estiver num post que você publicou, o melhor afazer será reescrever o post. Será mais elegante e mais tarimbado, de sua parte. Assim o visitante não ficará confuso ao ver sua indicação para clicar num link que não existe mais.

Geralmente isso acontece quando escrevemos um artigo e criamos um link para outro blog. Só que esse blog apagou o artigo. Ou o blog foi apagado.

O uso do plugin pode ser feito uma vez por semana, apesar de ele descobrir links quebrados durante o tempo todo.

Achamos esse plugin simplesmente… Fabuloso! Demais!

Tomara que você goste de nossas dicas e escreva suas opiniões nos comentários. Sim, escreva se gosta do Brocken Link Checker ou se o odeia.

Sobre o autor | Website

De Blogueiro a Problogger, assim me defino na Internet. Aprender a criar blogs, escrever artigos contendo dicas e tutoriais… É isso que eu faço. Ah! Ganhar dinheiro legal também.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Rafael Oliveira disse:

    No momento ainda não sinto a necessidade de utilizar esse plugin, mas sem dúvidas já sei onde procurar informações quando precisar de um plugin que corrija links quebrados!

    Parabéns pelo artigo…

    Abraços!

    • J.Guimaraes disse:

      Esse plugin funciona de verdade, Rafael.

      É incrível como os links quebrados aparecem praticamente todos os dias nos sites.

      Com ele instalado fica mais fácil a administração dos artigos.

      Bom carnaval. Mas, cuidado! Não entre em boates.

      Abraços