Qual a relação entre buscas e comportamento

Artigo escrito por Henrique Fogli Neto e publicado no blog Ganhar Dinheiro Legal. O objetivo do artigo é expor a opinião do autor sobre marketing de afiliados. O texto é de interesse aos que procuram maneiras de expandir ou melhoras [...]

Esse artigo é direcionado a todos aqueles que já têm familiaridade com marketing de afiliados e procuram maneiras de expandir ou melhorar sua estratégia. Aqueles que ainda não entraram em contato com esse mundo podem também se beneficiar, porém talvez se percam um pouco no caminho. Seja como for, são dicas para aqueles que querem saber como ganhar dinheiro na internet e melhorar sua renda ou mandar o chefe passear para sempre!

Blog de nicho

Se você está montando um site, página ou blog direcionado a algum público específico, pensando em promover uma determinada oferta, com certeza um dos seus primeiros passos é checar o volume de demanda que aquele mercado tem. Na maioria dos casos, usa-se a Ferramenta de Palavras-Chave do Google Adwords para saber quantas buscas por mês são feitas nesse mecanismo para determinada palavra chave desse nicho.

Por exemplo, se procuramos atacar o nicho de dieta e nutrição, para anunciar soluções que ajudam as pessoas a perder peso, geralmente checamos quantas buscas são feitas para termos do tipo: como emagrecer, como perder peso, como perder barriga, como ficar magro, etc. Dessa maneira sabemos que essas pessoas estão realmente atrás daquilo que estamos oferecendo e o apelo comercial fica mais forte. Assim, preparamos diversas estratégias de SEO, PPC, outras formas de divulgação online a fim de destacarmos nossas páginas e sites para as pessoas que buscam esses termos.

artigos sobre marketing de afiliados

O problema é que essa estratégia é muito óbvia, o que gera muita competitividade em torno dessas palavras. Isso torna o trabalho de otimização (SEO) Search Engine Optimization mais lento, pois muitos estão competindo e gerando conteúdo para essa demanda e torna o trabalho de campanhas Pay Per Click (PPC) mais caro, pois aumenta o número de apostadores nessas palavras-chave, deixando-as mais caras.

Mas isso não quer dizer que esse mercado esteja saturado ou que não haja mais espaço para novos empreendedores online atuarem nele. Longe disso. Uma competição acirrada na estratégia mais óbvia apenas quer dizer que esse mercado é lucrativo e tem potencial para ser explorado.

Mas como explorá-lo?

É preciso analisar o comportamento e a mentalidade dos usuários da internet a partir do que procuram nos mecanismos de busca. Ainda no exemplo do nicho dieta e nutrição, claro que quem procura “como emagrecer” é uma pessoa com grandes probabilidades de se tornar um cliente, mas e aqueles que procuram “dieta da sopa”, “índice de massa corpórea” ou ainda “síntese de carboidratos”?

Esses, por mais que não estejam mostrando um interesse direto em sua busca, com certeza mostram um comportamento compatível com ofertas de produtos de perda de peso e queima de gordura. Estão procurando informações diretamente relacionadas a problemas de sobrepeso. A não ser que sejam profissionais do ramo da saúde ou da educação física, a chance desses usuários serem pessoas dispostas a consumirem um produto que as ajudem a emagrecer é bem grande.

E talvez até maior do que os que procuram “como emagrecer”. Essa palavra-chave, embora revele um desejo direto de perda de peso, não demonstra nenhum interesse comercial. Nada garante que essa pessoa quer investir em um produto ou serviço que a ajude a perder peso. Ao passo que uma procura de termos menos diretos pode revelar que essa pessoa já possui um conhecimento sobre o assunto e já deixou pra trás as buscas mais óbvias e pretende atacar esse problema de maneira bem mais específica. Será que essa pessoa não pode ser persuadida a comprar a sua oferta? Saber como ganhar dinheiro na internet da melhor maneira nem sempre é uma corrida pelo caminho mais óbvio!

O que você acha? Qual sua estratégia de SEO e PPC? Atacar termos que demonstram diretamente um interesse maior em resolver um problema ou usar uma abordagem mais sutil, pelas entrelinhas? Bora começar o debate aqui nos comentários!

Muito obrigado por assinar o
Feed do Blog Ganhar Dinheiro Legal

Sobre o autor | Website

Henrique Fogli é empreendedor online desde antes de ser careca. Em sue último projeto – http://comoganhardinheiro.biz – ele busca ensinar leigos e blogueiros os segredos de como ganhar dinheiro na internet

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário