Artigos Opiniões e Debates Legais José Guimarães

Ideias para os blogueiros promoverem artigos de seus blogs conforme o Google ensina

Ideias para os blogueiros promoverem artigos de seus blogs conforme o Google ensina. Ou seja, dicas para escrever artigos conforme as diretrizes do mecanismo de pesquisa mais usado pelos internautas brasileiros.

O objetivo deste artigo é mostrar ideias sobre um tutorial que se encontra nas Ferramentas do Google para Webmasters, sobre a necessidade que os blogueiros têm de otimizar artigos de seus blogs, de modo que sejam aceitos pelos buscadores.

Introdução

Longe do que leio muito acerca do que os blogueiros escrevem sobre administração de blogs, no meu entender, percebo que a recomendação do Google seja por conteúdo diversificado, em vez de o blog ser focado em apenas um assunto.

Com certeza, não estou escrevendo este artigo para discutir com pessoas de ponto de vista diferente do meu, mas sim para esclarecer que penso também dessa maneira.

ideias para os blogueiros escreverem artigos para buscadores

Veja bem, um blog que publica artigos referentes ao mesmo assunto, todos os dias, decerto ficará acessível apenas a pessoas que gostam desse assunto. Já um blog que publica conteúdo diversificado tem mais chance de atrair leitores de outros segmentos.

 

Como publicar artigos

Veja quais são as principais recomendações do mecanismo de pesquisa mais famoso que conhecemos neste país:

  • Escreva com frequência e de maneira considerável. Ou seja, escrever bem é o requisito primordial para atrair leitores de segmentos diferentes daqueles que o blog de nicho geralmente recebe. segundo a recomendação dos mestres da administração de sites, uma única postagem, feita uma vez por semana, é mais saudável do que uma ou mais postagens diárias, publicadas à pressas e sem revisão gramatical.

Essa dica vem reforçar aquilo que eu sempre pensava. Quantas vezes pensei escrever sobre algo apenas para publicar um artigo, num dos blogs que administramos? Às vezes, não estamos com vontade de escrever. Ir a uma festa é melhor que ficar ao computador. No entanto, nos isolamos no quarto para digitar palavras no teclado e logo mais publicá-las no blog.

A pergunta que sempre me veio a mente é: Será que vale a pena fazer isso? Hoje, no entanto, lendo os tutoriais do Google descobri que não vale a pena. E concluo que é bom saber disso de modo que não fique com a consciência pesada. Outra indicação do Google é:

  • Que devemos seguir as diretrizes para webmasters. Eles nos aconselham seguir as diretrizes deles para ficarmos com nossos blogs de acordo com o que determinam. De fato, muitas, vezes lemos em blogs opiniões desencontradas, porque um blogueiro copia de outro. Assim, caso um blogueiro escreva um tutorial e outro o lê, escreve em seu blog com palavras diferentes. Sem perceber o que faz, altera a informação. Isso explica porque leio tanto sobre as tags rel=dofollow e rel=dofollow em blogs e nunca concordar com a maioria. Porque leio nos tutoriais do Google informações contraditórias. Ora, se um diz isto e outro diz aquilo, um dos dois estão equivocados. Nesse caso, prefiro seguir quem dita a lei.
  • Classificar a postagem é também muito importante. Isto é, usar os marcadores de maneira correta. Descobri isso só muito tarde. Agora preciso refazer as postagens dos blogs, pois eu mesmo percebo a dificuldade de encontrar um post publicado há tempos. Os marcadores facilitam muito aos visitantes e também aos administradores do blog encontrar assuntos com dois ou três cliques.
  • Verificar se os usuários encontram o blog com facilidade. Para isso o ideal é você entrar no buscador de sua escolha e digitar palavras-chaves de acordo com as que escreve em seus posts. Ver em que página do buscador o link aparece. Reflita se ele será encontrado por outros visitantes. Melhor explicando, se os visitantes terão paciência de abrir cinco ou mais páginas de buscadores para encontrar sua notícia.
  • Limitar spams de comentários. O Google gosta de comentários nos blogs e os considere para aumentar a credibilidade dos blogs em que eles aparecem. Mas detestam os comentários spams. Aliás, sobre isso eu publiquei o post Evite criar backlins através de comentários spams em blogs ou sites de nicho. Escrevi esse artigo porque muitos comentam só com objetivos de adicionar links de programa de afiliados. Tal prática é repudiada tanto pelos blogueiros quanto pelos mecanismos de pesquisa.

Verificar se os leitores encontram com facilidade seus blogs

  • Você deve criar títulos que descrevem cada postagem. Só aprendi essa prática depois de publicar centenas de artigos. Tanto que agora conserto alguns posts, na medida do possível, e por isso fico sem tempo para publicar novos artigos. Contudo, esse é o caminho correto. Escreva palavras-chaves do artigo no título. Faça como ensina Paulo Faustino, do website Escolha Dinheiro: Escreva o artigo e só depois de vê-lo pronto, selecione as palavras que aparecerão no título. Com isso você ajuda seu blog a aparecer de maneira privilegiada nos buscadores.
  • Você deve conectar-se com comunidades online. Acredito que seja importante o blogueiro fazer isso para ler o que os outros escrevem. Surgem ideias para novos posts exatamente porque o autor leu um artigo interessante em outro blog. Isso não significa plágio nem cópia de conteúdo alheio. Significa captar ideia e desenvolver algo oriundo dela. Por exemplo, caso seu objetivo seja ganhar dinheiro na internet, considere ler artigos de blogueiros que já ganham dinheiro com seus blogs. Leia o que eles escrevem. Filtre informações. Leia também tutoriais dos mecanismos de pesquisa, sempre que possível.
  • Publicar feed do seu conteúdo. Antes eu não dava importância aos feeds por achar desnecessário. Mas depois percebi que eles ajudam e muito os blogueiros a aparecer mais. Depois que eu comprei o livro Feeds Feedburner ganhe dinheiro com eles, escrito por Gustavo Freitas e António Faneca descobri o quando eu desconhecia sobre criação, otimização e divulgação de feeds. O lucro que tenho com ele é maior que o dinheiro que gastei na compra do livro digital. Fácil de ler e autoinstrutivo.
  • Adicionar seu blog nas ferramentas do Google para Webmasters. Muitos blogueiros acham complicado cuidar dessa parte, no entanto, há explicações detalhadas sobre esse assunto no próprio website. São dois procedimentos a serem seguidos: Adicionar o blog e depois verificar a inclusão.
  • Criar sitemaps. Os sitemaps servem para informar ao Google sobre o conteúdo do seu blog. Mas também ajudam os visitantes a encontrarem conteúdo de seus blogs com mais facilidade. Veja que nosso sitemaps aparece na página Mapa do Site. Note como todos os artigos aparecem, separados por categorias. Role a página até o fim e você encontrará no rodapé o link de outra página: Mapa do site em xml. Adicione essa página nas ferramentas do Google para webmasters.

 

Conclusão

Enfim, blogar é isso. Criar o blog, escrever e publicar artigos. Mas também ler o que outros blogueiro escrevem. Ler livros contendo tutoriais, a exemplo de Como criar blog de nicho e ganhar dinheiro na internet. São quatro volumes que te ensinam a criar blogs WordPress. Incluir plugins essenciais. Incluir nas ferramentas do Google, Bing e Alexa. Na verdade, são dezenas de tutoriais de utilidades a todos os blogueiros que desejam criar blogs para ganhar dinheiro on-line.

 

Você publica artigos todos os dias em seus blogs? Como consegue fazer isso? Escreva suas dicas nos comentários.

Receba artigos do blog Ganhar Dinheiro Legal em seu e-mail
Muito obrigado por assinar o
Feed do Blog Ganhar Dinheiro Legal

Image courtesy of [Stuart Miles] / FreeDigitalPhotos.net

Sobre o autor | Website

De Blogueiro a Problogger, assim me defino na Internet. Aprender a criar blogs, escrever artigos contendo dicas e tutoriais… É isso que eu faço. Ah! Ganhar dinheiro legal também.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!