Artigos Opiniões e Debates Legais José Guimarães

Você sabe o que e Phishing e como agem as pessoas que praticam esse golpe?

Você sabe o que e Phishing e como agem as pessoas que praticam esse golpe? Artigo focado em te ensinar a ficar longe dos roubadores de senhas que existem na internet.

Você sabe o que e Phishing e como agem as pessoas que praticam esse golpe?  Alertas sobre golpes que aparecem na internet. Cuidado com os roubadores de senhas de acesso a contas bancárias, programas de afiliados e redes sociais;

 

 O que é Phishing?

Phishing é o nome que se dá às pessoas que tentam passar por outras com objetivos diversos.

O termo phishing vem do inglês e significa pescaria. Logo, o phishing é um pescador da internet. Só que em vez de peixes ele pesca dados dos usuários que se tornam suas vitimas. Em vez de usar anzol, linha e vara de pesca ele usa equipamentos sofisticados de espiões digitais. Com esses equipamentos eles têm acesso ao seu computador. Varrem seus arquivos como se fossem garis e ainda filtram só conteúdo do interesse deles. Lixos virtuais não lhes interessam. Só querem o filé mignon: senhas de bancos, fotos particulares, enfim, ganhar dinheiro vendendo produtos que não são deles.

phishing roubadores de senhas

O objetivo desses inimigos virtuais é o de usar os dados coletados para extrair informações sigilosas dos usuários. Eles copiam senhas de sites, redes sociais e de tudo quanto é lugar online em que a pessoa tenha conta.

Entretanto, o mais grave mesmo acontece quando esses inimigos anônimos têm acesso às contas bancárias de suas vítimas. Daí eles fazem a festa. Isto é, transferem valores para outras contas, criadas só com o objetivo de receber depósitos. Sacam o dinheiro e encerram tais contas. Com isso ficam livres de ser descobertos e, impunes.

As pessoas que criam blogs para ganhar dinheiro pela internet acumulam muitas senhas. Portando, devem fazer limpezas nos arquivos do computador com frequência. Instalar antivírus e softwares de segurança. Considere ler o artigo Quais são os melhores antivírus pagos atualmente, do blog Aabaca Dicas. Leia também o Tutorial para adicionar o WOT e proteger seu computador durante a navegação na Internet.

 

Mensagens por e-mails

Recebemos inúmeras mensagens nas nossas caixas de e-mails diariamente. Algumas com o título do Assunto bem chamativo. Do tipo interessante mesmo, convidativo a que clicamos nele e abrimos a mensagem.

Outras mensagens passam longe de nossa curiosidade e interesse de abri-las. Como alertas de bancos que vão fechar nossa conta. Ora, se recebo uma mensagem de banco que eu não tenho conta por que vou me preocupar com tal informação? Portanto, sem nenhum interesse de abrir mensagem de alerta de bancos.

Por outro lado, os bancos não enviam mensagens de alertas aos seus clientes. Eles costumam enviar cartas. Ou ainda recados nas contas online. Contudo, para vê-los devemos acessar a conta on-line.

 

Recados de amigos

O perigo maior consiste em receber mensagens de amigos ou pessoas que você já considera serem seus conhecidos. Essas pessoas estão geralmente cadastradas em sua página de contatos.

Assim, no caso de você receber a mensagem de algumas das pessoas do seu contato, a tentação de abrir a mensagem é maior. Porém, considere o título que aparece como assunto. Por exemplo: “As fotos que você pediu”, “Oi amor, nossas fotos”, “Sem assunto”, “Quando estivemos de férias”, “Lugares que visitamos”.

Mensagens do tipo acima são bastante comuns de aparecerem nas caixas de mensagens das pessoas. Note que elas aparecem na caixa de mensagens. Pois os remetentes usam pessoas cadastradas em sua lista de contatos. Nesse casos, o ideal seria ligar às pessoas e lhes perguntar se de fato te enviaram mensagens. Por exemplo, as fotos. Daí, questione: “Que fotos, fotos de onde, por quê?”.

Nós recebemos todos os dias mensagens sensuais do tipo: “Querido, nossas fotos deliciosas”, “As fotos que te prometi mostrando como sou sem roupa”, “Nossos momentos agradáveis na beira do mar”. Quando distraídos, até abrimos o e-mail. Mas logo vem a nossa mente uma voz que nos diz: “Não clique em links!”. “Não abra arquivo nenhum!”. É isso, NUNCA CLIQUE EM LINKS, NEM ABRA ARQUIVOS OU BAIXE-OS PARA O SEU COMPUTADOR.

Note que os inimigos virtuais ou phishing usam de estratégias inimagináveis para atingir pessoas em quaisquer partes do planeta. Sempre com o objetivo pernicioso de prejudicar, nunca de ajudar.

 

Fique longe dos phishings:

  • Nunca abra e-mails enviando anexos.
  • Ainda que abra os e-mails, por descuido, nunca baixe os arquivos anexos.
  • Descarte mensagens de amigos que você não enviou e-mails nos últimos dias.

Ainda que você tenha conta no banco citado no Assunto, não abra o e-mail. Nesse caso ligue ou vá a sua agência e peça informações detalhadas.

 

E você, recebe muitas mensagens spams? Como se livra delas?

 

Visite a págiona de Afiliados do Blog Ganhar Dinheiro Legal e confira nossa links de programas de afiliados para você ganhar dinheiro com seus blogs.

Receba artigos do blog Ganhar Dinheiro Legal em seu e-mail
Muito obrigado por assinar o
Feed do Blog Ganhar Dinheiro Legal

Assine também o feed RSS do blog Ganhar Dinheiro Legal. Assim você fica sabendo de novas postagens do blog.

Sobre o autor | Website

De Blogueiro a Problogger, assim me defino na Internet. Aprender a criar blogs, escrever artigos contendo dicas e tutoriais… É isso que eu faço. Ah! Ganhar dinheiro legal também.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Recebemos dezenas de e-mails todos os dias.

    Muitos oferecendo dicas para ganhar muito dinheiro na internet em pouco tempo.

    Ganhar dinheiro pode até ser fácil, mas não tão fácil assim como prometem.

  2. Denilson disse:

    Realmente, recebemos diariamente dezenas senão centenas de emails de remetentes desconhecidos e não autorizados e eu pessoalmente, trato apenas de deletá-los sem sequer ler o título.

    Devemos nos preocupar muito com esta arma que está nas mãos de pessoas anti-éticas e o que é pior desonestas prontas a conseguir informações que podem nos ser prejudiciais.