Dicas para fazer seu blog aparecer entre as dez primeiras paginas dos buscadores

Dicas para fazer seu blog aparecer entre as dez primeiras paginas dos buscadores. Tutorial para você aprender a colocar seu blog nas primeiras páginas dos buscadores.

Publicamos no blog Ganhar Dinheiro Legal o artigo Dicas para você fazer seu blog aparecer entre as dez primeiras páginas do Google. Estratégias simples que possibilitam ao seu blog ganhar uma posição acima da que estava no dia anterior. E assim ser mais visto pelos internautas que digitam as palavras-chave que você escreve em posts.

 

 Objetivo de escrever este artigo

O objetivo de eu escrever este artigo se prende ao fato de ter alterado a URL do blog Ganhar Dinheiro Legal nas Ferramentas para Webmasters do Google, conforme publicamos no artigo Dicas para corrigir erros nas ferramentas para W. do Google.

Depois que fizemos a alteração todos os artigos do blog simplesmente desapareceram do Google. Estão voltando agora, aos poucos, mas com a URL correta. E paramos de receber avisos para correção dos webmasters.

 

Um pouco de história

Quando comecei essa história de criar blogs certamente não sabia nada do que iria fazer. Não sabia sobre o que escrever, muito menos quanto escrever nem se alguém ia estar disposto a perder alguns minutos de sua vida ou de seu dia para ler o texto que escrevo.

Então publiquei o primeiro blog. Foi no Portal Terra. Esse blog mantenho até hoje lá. Apesar de, infelizmente, ser um dos que menos atualizo hoje em dia.

O portal Terra, caso você não saiba oferece ao internauta a oportunidade de criar blogs gratuitos. Assim como conta de e-mail. Mais tarde escreverei um tutorial para publicar dicas sobre esse portal tão diversificado que eu visito praticamente todos os dias.

Contudo, voltando ao meu primeiro blog. Aprendi bem mais tarde que para os links aparecerem nos buscadores há necessidade de aplicar neles técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Desse modo, passei a estudar técnicas de SEO, exatamente com quem mais ditam regras na internet. Você sabe de quem estou falando, não sabe? Pois bem, do Google. Dele mesmo. Isto é, do mecanismo de pesquisa mais usado pelos internautas brasileiros.

 

Subir uma posição no Google

Uma dica que eu li no livro digital Guia de Otimização para Mecanismos de Pesquisa, escrito pelos webmasters do Google é: Sempre que um internauta clica num link do resultado de busca. Visita o site onde está esse link. Demora algum tempo lá, esse link é promovido no buscador.

Caso o internauta demore na página que clicou no resultado de pesquisa e ainda clique em outros links do site, os googlebots (que é como o Google chama seus robots on-line) valorizam mais ainda esse site. Como premio, esse site aparece em páginas mais recentes do buscador utilizado pelo internauta. Ou seja, do Google.

dicas para aparecer nas primeiras páginas dos buscadores

Sabendo disso, passei a acompanhar o resultado de pesquisa sobre algumas palavras-chave que escrevo em artigos dos blogs que administramos. Por exemplo, aqui no nosso blog Ganhar Dinheiro Legal o foco das palavras-chave é o assunto “ganhar dinheiro na internet”.

No início escrevem os especialistas em blogosfera que o ideal é ter as palavras-chave inseridas na URL do blog. Desse modo, segundo eles, ideal seria se o blog Ganhar Dinheiro Legal tivesse uma URL escrita assim: ganhardinheirolegal.com.

Contudo, quando criei o blog eu não sabia disso. Acredito que a maioria das pessoas que criam não saiba disso também. Por isso, criam blogs com o nome próprio ou com um apelido. Só que mais tarde muitos descobrem que não alcançarão seus objetivos, desistem do blog. Daí, deixam-no na internet ou o apagam de vez.

O portal Terra informa em seus tutoriais que apaga blogs sem atividade três meses depois. Ou seja, os administradores mantêm o site ativo durante um período de três meses. Talvez pensem que durante esse tempo o autor adicione algum artigo. Caso este escreva algo, eles consideram que o blog não está abandonado.

Pelo que li nos tutoriais do Blogger Blogspot descobri que eles também mantêm uma política interna de segurar um blog durante três meses sem atividade. Após esse tempo apagam o blog e mantêm a URL para que outros possam usar. Tanto que você já deve ter visitado algum blog com a mensagem de que você pode ativar esse blog e publicar artigos como se fosse você quem o criou.

 

Promovendo links do blog

Seguindo as dicas escritas pelos webmasters do próprio Google, tenho pesquisado palavras-chaves que sei existirem no blog Ganhar Dinheiro Legal. Por exemplo, “ganhar dinheiro na internet”. E notado o resultado no buscador.

Para você ter uma ideia no início desta semana pesquisei as palavras-chave ganhar dinheiro na internet. E verifiquei que a URL do blog aparecia na 11ª posição do buscador. Para a maioria dos blogueiros, bem lá longe ou mundo longe. Pois consideram que a pessoa interessada num assunto clica logo em um dos links que aparecem na primeira página. Outros, por mais paciência que tenham, navegam até a quinta página. Depois digitam outras palavras-chave.

Você pode acreditar que 4 dias depois a URL do blog Ganhar Dinheiro Legal apareceu na 8 página, no quesito ganhar dinheiro na internet. A conclusão que chegamos é que se aplicarmos essa técnica durante várias vezes por semana, por mês, a tendência da URL do blog é aparecer nas primeiras páginas dos buscadores.

Mas daí, você pode me perguntar: “Que diferença faz estar na 11ª posição ou na 8ª posição?”. Eu acho que faz muita diferença. Porque muitos blogs, talvez com mais postagens ficam em páginas posteriores. Do mesmo modo, muitos internautas chegam pacientemente à 10ª página buscando algo sobre o assunto que pesquisou.

Ele (o internauta que faz a busca) pode clicar também aleatoriamente em uma página qualquer do buscador e encontrar seu blog. Eu, por exemplo, costumo fazer isso, quando pretendo descobrir novos blogs que publicam artigos sobre o assunto que pesquiso. Também porque os das primeiras são praticamente estáveis. Já reparou?

 

Conclusão

  • Experimente visitar seu próprio blog ao menos uma vez por semana. Para isso, digite palavras-chave que você escreve em seus artigos;
  • Tenha paciência clicando nas páginas até encontrar seu blog. Assim, caso ela não apareça até a 15ª página, por exemplo, considere re-escrever pelo menos alguns de seus artigos.
  • Introduza em seus artigos palavras-chave que seriam digitadas pelos internautas nos buscadores.
  • Continue navegando em seu blog, como se fosse sua primeira vez. Faça isso como se fosse um visitante bem chato. Analise os links internos.
  • Clique em um dos links internos.
  • Visite outras páginas.

Em vez de retornar ao buscador, abra outra aba e entre novamente no buscador. Pois o Google considera que, quando o internauta retorna ao buscador é porque os artigos encontrados no site não satisfizeram sua curiosidade.

É bom você ter em mente que:

  • Aparecer nas primeiras páginas dos buscadores, no meu entendimento, significa estar entre as 10 primeiras páginas.
  • Muitos blogs estão em páginas distantes das primeiras dos buscadores, mas mesmo assim ganham muitas visitas, vindas de links que os blogueiros deixam em comentários de outros blogs.
  • Portanto, pratique comentar em outros blogs, todos os dias. Mesmo que eles sejam rel=nofollow.

Faça essa atividade ao menos uma vez por dia sem pensar: “Eu tenho a impressão de que estou perdendo tempo”. Porque não está. Imagine que além de você alguém digite as mesmas palavras-chaves e visite seu blog demoradamente. Isso de fato acontecerá. E você notará seu blog sempre subindo nas páginas dos buscadores.

Mas, subindo como? Subindo de promoção, sendo promovido. Num dia ele aparece no final da página. Noutro dia ele está logo acima. Isso acontece porque os buscadores alteram todos os dias os links que aparecem nos resultados de busca, conforme as pessoas digitam assuntos e visitam blogs e sites para onde os resultados apontam.

Lembre-se de que li no próprio livro digital do Guia de otimização de sites do Google. Ou seja, não se trata de invenção nem imaginação.

 

E você, o que faz para promover seu blog nos buscadores? 

 

Visite a página de Programas de Afiliados do Blog Ganhar Dinheiro Legal e confira nossa links de programas de afiliados para você ganhar dinheiro com seus blogs.

Receba artigos do blog Ganhar Dinheiro Legal em seu e-mail
Muito obrigado por assinar o
Feed do Blog Ganhar Dinheiro Legal

Assine também o feed RSS do blog Ganhar Dinheiro Legal. Assim você fica sabendo de novas postagens do blog.

Image courtesy of [Nutdanai] / FreeDigitalPhotos.net

Sobre o autor | Website

De Blogueiro a Problogger, assim me defino na Internet. Aprender a criar blogs, escrever artigos contendo dicas e tutoriais… É isso que eu faço. Ah! Ganhar dinheiro legal também.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Vicente Rodrigues disse:

    Olá José Guimarães parabéns pela dicas nota 10. José estou tentando monatar um blog achei seu blog muito legal. Como sou iniciante, gostaria de saber como faço para colocar esses miniaturas de banners tipo esses do seu blog !produtos digitais do seu blog! no aguardo forte abraço e Sucesso!