Como otimizar imagens do blog para aparecerem bem nos buscadores

Como otimizar imagens do blog para aparecerem bem nos buscadores. As imagens otimizadas trazem visitas aos seus blogs e aumentam a audiência deles.

Como otimizar imagens do blog para elas aparecerem bem  nos buscadores e trazerem visitas.

O objetivo deste artigo é compartilhar com você o que aprendi sobre a importância de otimizar imagens do blog para aparecerem nos buscadores.

As imagens que adicionamos nos artigos do blog aparecem no diretório de imagens dos buscadores. Note que ao visitar uma página e clicar em imagens você tem acesso a uma quantidade muito grande de imagens adicionadas em sites.

Quando o internauta clica em uma delas é levado a uma página com um link para o site onde foi adicionada a imagem.

Caso você ainda não saiba, as imagens que aparecem nas primeiras linhas são as que estão otimizadas corretamente. Otimizar imagem significa informar no código interno algumas tags. É o que veremos a seguir.

Como otimizar imagens

como otimizar imagens para buscadores

Quando você adiciona uma imagem no post do blog faça o seguinte para otimizá-la:

  • Escreva as tags alt e title dentro do código, logo após a tag img src.
  • Informe o tamanho da imagem em pixels. Assim: width para largura, e height para altura.
  • Escreva também as tags width (largura) e height (altura). Essas tags já aparecem escritas quando adicionamos imagens em blogs da plataforma WordPress. No Blogger Blogspot, entretanto, você deve escrevê-las manualmente.
  • Redimensione a imagem em vez de escrever valores maiores ou menores nas tags width e height.

Muitos blogueiros costumam escrever dimensões maiores ou menores dentro das tags width e height, poupando assim o tempo que gastam em aumentar ou diminuir o tamanho da imagem.

Entretanto, como me disseram lá no fórum do Meiobit tempos atrás, ao fazer isso você prejudica seu blog. Segundo eles, primeiro o buscador vai buscar a imagem no tamanho real dela.

Quando a encontra traz ao seu blog. Só que gastam o trabalho de buscar a imagem, trazer e aumentar ou diminuir o tamanho dela para mostrar ao visitante que abriu a página.

A desvantagem desse processo é notada se o leitor estiver usando conexão discada. Ou ainda conexão lenta demais. Aliás, aqui é sempre assim, apesar de pagarmos banda larga. Por falar nisso, onde foi parar a banda larga de graça pra todo mundo, das campanhas eleitorais? Será que essa balela vai aparecer nas próximas campanhas?

Quando eu fiz um curso de informática no portal Terra também aprendi isso. Assim, apesar da preguiça de redimensionar imagens, acabo usando o Paint ou o Fireworks MX para mudá-las para o tamanho ideal para usar no artigo.

Outro item que muda também que muda ao fazer isso é o “peso” da imagem. Nós diminuímos o tamanho e ela fica mais “leve”.

Por exemplo, uma imagem que temos aqui nos arquivos com tamanho 180 x 180 pixels apresenta 17,8 Kb; já no tamanho 120 x 120 pixels mostra apenas 9,25 Kb. Logo, é mais conveniente diminuir realmente o tamanho da imagem do que só informar o tamanho dela, dentro do código da postagem.

Outro fator interessante é que as imagens mais leves são colocadas na frente, no diretório de imagens dos buscadores (dica de Jair, do Escola Sites). Por que duvidar disso?

Uma coisa é certa, muitas pessoas visitam sites através das imagens.

Como acontece isso?

Elas entram no buscador e clicam em Imagens.

Navega pelas dezenas de imagens que aparecem.

Acabam por clicar em alguma que lhes chama a atenção.

Pode ser na mais bonita, mais criativa, mais interessante, engraçada.

Enfim, a pessoa clica na imagem e visita o site.

Assim, vale a pena trabalhar (se preocupar com) a imagem que você adiciona na postagem de seu blog.

Precisa de imagens para seus blogs? Visite a categoria de imagens do Ganhar Dinheiro Legal.

E você, se preocupa com as imagens de seus blogs?

Visite a página de Afiliados do Bloar Dinheirg Ganho Legal e confira nossa links de programas de afiliados para você ganhar dinheiro com seus blogs.

Receba artigos do blog Ganhar Dinheiro Legal em seu e-mail
Muito obrigado por assinar o
Feed do Blog Ganhar Dinheiro Legal

Assine também o feed RSS do blog Ganhar Dinheiro Legal. Assim você fica sabendo de novas postagens do blog.

José Guimarães

Sobre o autor | Website

De Blogueiro a Problogger, assim me defino na Internet. Aprender a criar blogs, escrever artigos contendo dicas e tutoriais… É isso que eu faço. Ah! Ganhar dinheiro legal também.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!