Artigos Opiniões e Debates Legais José Guimarães

Comentar em posts antigos ajuda o blogueiro

Comentar em posts antigos ajuda o blogueiro ou não? Vale a pena escrever comentários em posts escritos alguns anos antes?

Comentar em posts antigos ajuda o blogueiro ou não? Vale a pena escrever comentários em posts escritos alguns anos antes?Olá

Escrevo este artigo para compartilhar com você minha opinião sobre a prática de ler artigos e deixar comentários sobre o mesmo.

Eu já li em alguns blogs que devemos comentar sempre nos artigos mais novos. Por exemplo, você entra aqui no nosso querido blog Ganhar Dinheiro Legal e escreve um comentário neste artigo, por ser o mais novo do blog.

Comentar em posts antigos

Mas pode também encontrar na internet, em algum buscador aleatório a URL de uma notícia publicada aqui há anos. Então, clica no link, vem ao blog e lê o artigo. Por que não deixar seu comentário, caso tenha algo para acrescentar ao artigo?

A justificativa é que os comentários nos artigos mais novos têm mais chance de serem vistos por novos visitantes do blog. Daí esses visitantes podem clicar ou não no link de alguém que comentou. Eu costumo fazer isso.

Só que esse raciocínio deveria servir também para posts antigos. Por quê? Porque do mesmo modo que uma pessoa encontrou o link da notícia antiga, outras pessoas o encontrarão também. E visitarão esse artigo e lerão um ou mais comentários que estejam lá. Podendo ser esses comentários novos ou antigos.

Eu costumo ler a data dos comentários e ainda clicar em links dos seus autores. Só que descubro que muitos blogs foram desativados. Ou seja,o autor do comentário apagou o blog. Isso acontece muito na internet. Infelizmente.

Comentários são vistos pelos buscadores

Conforme técnicas válidas de SEO (Search Engine Optimization), os comentários — principalmente os bem escritos e relacionados ao conteúdo do post — são bem vistos pelos buscadores. Eles consideram os comentários assim como atualização da página. Isso é bom para quem comenta e também para o dono do blog.

Já os comentários sem sentido nenhum ou seja, os comentários que não acrescentam nada ao artigo do blog, não são valorizados pelos buscadores. Muito pelo contrário, os comentários repetidos são chamados de spam. Esses, além de prejudicar quem comenta, prejudica o dono do blog também.

Comentário spam

Entendemos por Comentário spam aquele texto copiado de outro comentário e postado no blog. Por exemplo, a pessoa escreve um texto falando de um produto. Copia esse texto e sai pela internet colando o comentário em dezenas de blogs. Esse tipo de comentário é ruim. Nós não gostamos dele aqui.

Comentários em vários artigos do blog prejudicam o blog

Comentar por comentar

Outro tipo de comentário que não é bom é aquele que o visitante deixa só porque quis escrever algo, de bobeira. Ainda comenta como anônimo.

Conclusão

Todos os blogueiros gostam de comentários. Muitos blogueiros respondem aos autores dos comentários de seus blogs.

Eu, além de responder, ainda visito o blog. E, conforme o que leio, deixo um comentário nele.

Receba posts de Ganhar Dinheiro Legal em seu e-mail.

Curta nossa página de fãs no Facebook.

Siga Ganhar Dinheiro Legal no Twitter

José Guimarães e Silva

Sobre o autor | Website

De Blogueiro a Problogger, assim me defino na Internet. Aprender a criar blogs, escrever artigos contendo dicas e tutoriais… É isso que eu faço. Ah! Ganhar dinheiro legal também.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. Pois é Wagner, praticas gratuitas quase não existem, e as que existem não costumam dar bons resultados para um nicho competitivo.
    Hoje em dia o que temos: diretórios, sites de artigos, agregadores, youtube e outros sites que não são na maioria das vezes relevantes ou do mesmo nicho do nosso. O comentário ainda é uma forma de divulgar nossa nome ou merca, mesmo que essa pratica não seja tão relevante para SEO, mas ajuda um pouco.

  2. Wagner Henrique disse:

    Excelente artigo José.

    Hoje em dia fala muito em fazer anúncios pagos, mas existem praticas gratuitas que ainda dão resultados. Essa que você postou aqui é uma deles.

    Parabéns, sucesso.

    Wagner Henrique

    • Olá Wagner!

      Realmente, o Google pune demais os blogs e sites que usam formas pagas para enviar visitas aos mesmos.
      Eu leio nos tutoriais deles que eles valorizam as técnicas de SEO bem aplicadas.
      Apesar de serem, muitas vezes lentas, as técnicas de SEO são sempre úteis. Eu vivo estudando-as e gosto de aprender mais.

      Grato pela visita e comentário.

      Guimarães

  3. Herisson.fc disse:

    No caso dos comentários que são vistos pelos buscadores, é interessante pois conheci seu blog por um comentário em um dos posts, deste então sempre dou uma olhada.
    Valeu.