Comentários existem para compartilhar ideias

Os comentários são escritos para compartilhar ideias entre blogueiros. Comentários inteligentes agradam blogueiros e visitantes de blogs.

Os comentários existem ou foram criados em blogs e sites para compartilhar ideias e não para divulgar produtos, links de afiliados ou outros assuntos.

O objetivo de eu escrever este artigo, hoje, nesta segunda-feira morna, em que as coisas parecem caminhar tudo igual, é informar a alguns leitores que o blog Ganhar Dinheiro Legal foi criado para falar sobre a arte de trabalhar em casa e usar a internet como um local online muito amplo.

Comentários

Então, assim como todos os blogs e sites criados com o objetivo de compartilhar ideias, existem os comentários.

Comentários são os formulários que existem logo abaixo de cada post, que permite ao leitor escrever algo sobre o que acabou de ler.

Assim, devemos ter em conta que, antes de escrever um comentário, devemos ler o artigo inteiro. Isto é, devemos ler o artigo inteirinho.

Isso mesmo! Eu, por exemplo, muitas vezes entro no blog Escola Dinheiro, do Paulo Faustino e me deparo com um artigo excessivamente longo.

Estando perto da hora do almoço eu penso assim: Vou almoçar e depois retorno para ler esse artigo.

Eu faço isso mesmo, pois o artigo é interessante e acrescentará informações àquilo que eu já sei. Paulo Faustino, caso você ainda não saiba, escreve sobre estratégias válidas para ganhar dinheiro com blog, trabalhar em casa e otimizar artigos para que eles sejam bem indexados pelos mecanismos de pesquisa.

Caso você tenha um ou mais blogs e queira saber como divulgá-los de maneira bem legal, leia artigos do site Escola Dinheiro.

Pois bem, somente depois de ler o artigo é que eu escrevo um comentário, referente ao que acabei de ler. Detesto expressões do tipo “Show de bola”, “Belo artigo”, “Você foi fundo”, porque dizem muito e ao mesmo tempo não indicam nada.

Show de bola seria o quê? O artigo? As dicas contidas no artigo? A apresentação do texto? É por isso que eu acho que expressões assim não indicam nada. Tanto que o plugin Akismet envia comentários desse tipo à caixa de spam.  E dali eles são apagados pelo dono do blog.

Como eliminar comentários spam do WordPress

Comentários com propaganda

E os comentários que você nota que foram escritos exatamente com o objetivo de anunciar algum produto do autor?

Pense bem: o blogueiro que mantém blog na poderosa plataforma WordPress para a taxa de domínio anual para que seu nome de domínio esteja sempre ativo. O Google gosta de sites assim. E também os anunciantes. Tanto que recebemos dinheiro deles.

Além do domínio anual, o blog WordPress paga todos os meses um valor referente ao aluguel do espaço. Seria como o aluguel de um imóvel. Todos os meses, sempre no mesmo dia deve ser pago. E se o blogueiro não fizer isso, o blog dele fica fora do ar.

Com isso o blog perde prestígio perante o Google. Pois dará a entender a essa empresa que o blog foi simplesmente apagado da internet. E com isso os robots não precisarão mais visitá-lo. É ruim demais quando acontece isso.

Então, vem um blogueiro ou sei lá o quê e escreve um comentário que não tem nada que ver com o conteúdo do post. O artigo do dono do blog fala sobre o plugin Broken Link Checker, por exemplo, e o autor do comentário o presenteia com um comentário do tipo assim:

“Ae galera! Antes eu não ganhava dinheiro na internet. Mas agora descobri um sistema que paga muito bem. Estou ganhando milhares de reais…”

Aí ele coloca dentro do texto dois ou três links de afiliados, que levam quem clica neles aos sites que ele diz que paga muito bem. Geralmente são sites do tipo MMN. Desses que você paga para entrar, com promessa de que ganhará muito dinheiro, mas descobre que não ganha dinheiro nenhum.

Depois de algum tempo só descobre que caiu numa arapuca online, num golpe; perdeu o dinheiro e não tem nem sequer onde reclamar.

Infelizmente, os comentários com links de programas de afiliados se tornam inúteis aos visitantes do blog. Isto é, aos que visitam o blog realmente e leem os artigos.

Mais tarde, os links desses comentários levam os leitores a lugar nenhum. Ainda bem que o plugin Broken Link Checker encontra esses links, coloca-os na caixa de links quebrados e ainda avisa o dono do blog.

Como escrever comentários que desagradam blogueiros

Comentários inteligentes

Os comentários inteligentes compartilham ideias. Mostram que seus autores leram o conteúdo do blog. Pode até ser que não leram o artigo inteiro — só uma parte dele —, mas assimilaram o que o autor do post quis lhes dizer.

Afinal, quem faz cursos de leitura crítica e também de leitura dinâmica — assim como eu fiz — necessita de alguns parágrafos para saber o que está escrito no texto inteiro.

Pois bem, podemos dizer que, infelizmente, muitos comentadores que tentam enganar o dono do blog escrevendo comentários para divulgar produtos ou links de afiliados, nem sequer leram parte do artigo.

Escrevem seus comentários e nem se preocupam se serão aprovados ou não.

O mais intrigante desses comentários é que, se você copiar e colar o texto em buscadores, descobrirá que ele já foi publicado em dezenas de blogs, cujos donos os aprovaram. Isso acontece porque tem blogueiro que aprova comentários sem ler. Talvez ele desconheça os prejuízos desse procedimento.

Escreva comentários como se escrevesse um pequeno artigo de seu blog

Ganhar Dinheiro Legal

Receba posts do blog Ganhar Dinheiro Legal em seu e-mail.

Curta a página de fãs do blog Ganhar Dinheiro Legal no Facebook.

Siga o blog Ganhar Dinheiro Legal no Twitter.

Sobre o autor | Website

De Blogueiro a Problogger, assim me defino na Internet. Aprender a criar blogs, escrever artigos contendo dicas e tutoriais… É isso que eu faço. Ah! Ganhar dinheiro legal também.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!