Artigos Notícias Opiniões e Debates Legais José Guimarães

Googlebot é o nome do robô do Google

Googlebot é o robô do Google. Ele visita o blog e percorre os links para coletar dados do blog ou site. São os robots que levam informações ao Google.

Como o Google descobre e armazena conteúdo da internet

A internet é provida de mecanismos de pesquisa.

Esses mecanismos de pesquisa recebem também os nomes motores de busca, buscadores e outros.

Pois bem, esses mecanismos de pesquisa são providos de ferramentas usadas para visitar todos os sites, em busca de informações que serão usadas para colocar esses sites em páginas privilegiadas ou não.

Essas ferramentas são chamadas de robots ou robôs.

Os robots são conhecidos ainda por “indexadores”, “bots” ou “crawlers”.

O Google, como é mais famoso por ser o principal buscador, tem um robot chamado “Googlebot“.

Então, quando você ler em algum lugar o nome “Googlebot” deve entender que se trata do robot do Google.

Seguindo esse princípio, os robots do buscador Bing são chamados de “Bingbots”; os robots do buscador Yahoo são chamados de “Yahoobots” ou Yahoo! Slurp.

Todos esses robôs ou robots seguem links de páginas continuamente, em busca de informações consideráveis que levarão essas páginas aos primeiros lugares dos buscadores ou aos últimos lugares dos buscadores.

Tudo vai depender do que encontrarão em cada página que visitarem, principalmente quando seu autor publicar um novo texto.

O que são os links?

Os links são os textos ou imagens que se transformam em mãozinha quando você encosta a ponta do mouse neles.

Eles são informações introduzidas em páginas da internet (blogs ou sites) que levam quem clica neles para outras páginas. Essas páginas podem ser dentro do mesmo site ou fora desse site.

Links internos e links externos

Os links que levam o visitante para outra página do mesmo site são chamados de links internos.

Já os links que levam o visitante para fora do site são chamados de links externos.

Sabendo disso, quando você mandar um visitante de seu site para outro site, pode perdê-lo temporariamente. Visto que ele poderá encontrar outros assuntos relacionados lá.

Contudo, devemos usar, sim, pelo menos alguns poucos links externos para esclarecer algum texto que escrevemos em nosso blog, sem medo de perder determinado leitor.

Por exemplo, quando eu cito um assunto que se encontra bem explicado na Wikipédia, crio automaticamente um link para esse site.

Porque não há necessidade de se escrever sobre um assunto que já se encontra escrito em outro site.

Como o Googlebot age

Os rotbots agem no site visitando algumas páginas. Eles armazenam o conteúdo que encontram e mapeiam todos os links encontrados nele.

Agora eles verificam também se o site aparece bem em leitores digitais. Para exemplificar isso, nós recebemos uma mensagem agora há pouco informando que nosso blog Ganhar Dinheiro Legal não aparece corretamente em celular. Verificaremos isso e faremos a correção.

Depois de mapear os links, os robots priorizam alguns deles e começam a segui-los. Eles agem como se fizessem mesmo uma investigação minuciosa, sempre em busca de erros que impeçam eles e os leitores de acessar as páginas.

Esse trabalho é constante. Por isso o autor do blog precisa ficar sempre atento ao que acontece em sua página online.

É isso.

Ganhar Dinheiro Legal

Receba posts do blog Ganhar Dinheiro Legal em seu e-mail.

Curta a página de fãs do blog Ganhar Dinheiro Legal no Facebook.

Siga o blog Ganhar Dinheiro Legal no Twitter.

Sobre o autor | Website

De Blogueiro a Problogger, assim me defino na Internet. Aprender a criar blogs, escrever artigos contendo dicas e tutoriais… É isso que eu faço. Ah! Ganhar dinheiro legal também.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Fabio disse:

    Interessante José. Uma dúvida referente a mensagem que recebem sobre o blog não aparecer bem no celular. De que forma é enviada essas mensagens ? Abraço