5 Dicas para seu e-commerce se preparar para o Black Friday

Artigo escrito por Evandro Alves para ser publicado no site Ganhar Dinheiro Legal.

O que é Black Friday

O Black Friday é basicamente o evento do ano para o e-commerce e estar preparado para esse momento é essencial para se conseguir boas vendas. As preparações para essa época do ano deve começar o quanto antes. As lojas físicas podem até se aproveitar do festival de queda de preços, porém são as vendas através de meios virtuais são as mais impulsionadas nesse momento de promoções.

O artigo de hoje irá apresentar algumas dicas de como se destacar no Black Friday, pois apenas a queda de preços não garante boas vendas e lucro no final desde dia. Enquanto o preço é o destaque para o consumidor, o empreendedor por trás da loja precisa pôr em prática algumas estratégias para não ficar no vermelho.

 

1. Prepare o servidor e o atendimento

Uma das primeiras coisas que se deve preparar com antecedência para o Black Friday, é o servidor do e-commerce e o atendimento da loja física. O fluxo de cliente irá subir a números estratosféricos nos dois casos, pois muitos compradores juntaram dinheiro durante o ano e esperaram por esse momento para adquirir algum produto em específico.

É extremamente comum ver sites caindo por causa da grande quantidade de acessos e no e-commerce isso não pode acontecer, do contrário se perderão muitas vendas e a imagem da loja ficará marcada.  Nas lojas físicas, se o atendimento não for adequado as pessoas irão embora sem ao menos uma expectativa de volta.

 

2. Antecipe a publicidade

Quanto mais tempo se espera divulgar as promoções, menos clientes saberão quais são os projetos de preços para a Black Friday de determinada loja. Existem empreendedores que já começam a investir em publicidade 2 meses antes do evento de quedas de preço acontecer.

Os marketings e-mails são uma das melhores formas de se conseguir avisar os clientes fidelizados da loja sobre as promoções da Black Friday, principalmente se eles forem bem construídos e com relevância de conteúdo (valores, promoções especiais para o e-mail, conteúdo interessante, etc.).

Outra forma de se conseguir atrair os clientes é através de investimentos nas propagandas via web como em redes sociais e sites de busca. Google, Facebook, Twitter, Instagram, entre muitas outras redes oferecem pacotes de publicidade que devem ser comprados e utilizados sabiamente para que se consiga o máximo de cliente possíveis.

 

3. Engajamento das redes sociais e comunidades

Não é simplesmente vender um produto através das redes sociais, mas sim buscar engajamento do consumidor. Empresas comerciais bem-sucedidas nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Google+) conseguem uma fidelização maior de seus clientes. Busque uma forma de criar conteúdo interessante, relevante, moderno e que tenha relação com a Black Friday. Uma piadinha com milhares de curtidas e compartilhamentos pode render muitos acessos ao e-commerce ou a loja física. Disponha de cupons de descontos e promoções com tempo limitado e o divulgue em site de promoções, grupos e página de facebook, foruns como hardmob promoção e comunidades de compras como promobugs.

 

55 dicas para seu e-commerce

5 dicas para seu e-commerce se preparar para o Black Friday

 

4. Use a “urgência” em suas mensagens

Quando for anunciar algo no dia da Black Friday, use e abuse da urgência. Pessoas compram por impulso a toda hora, ainda mais quando veem preços baixos. Neste “feriado” das promoções, um dos ideais para o consumidor é comprar tudo aquilo que não se pode no resto do ano. Dê urgência as propagandas nesse dia e o consumidor vai muita das vezes optar pela compra.

 

5. Fidelize seu cliente

Uma Black Friday bem-sucedida é aquela que fideliza seus clientes. Proporcione o máximo de conforto nos preços, no atendimento e na entrega. Ficar em débito com o consumidor é afastá-lo de sua loja, o objetivo da queda dos preços não deve ser apenas lucrar, mas aumentar a base de compradores da loja.

 

Diante disso, adotando as dicas acima, o seu e-commerce irá se destacar ainda mais nessa importante data do comércio. E o quanto antes sua loja se preparar mais resultados positivos terá nessa data.

Atenção: Esse artigo foi escrito pelo blogueiro Evandro Alves, como guest-post de blogueiros, para ser publicado no blog Ganhar Dinheiro Legal.

Olá! Deixe uma resposta sobre o artigo que acabou de ler! Nós a responderemos em breve.