ajudando seu blog a aparecer melhor no google

Ajudando a colocar seu blog ou site nas primeiras páginas do Google

Ajudando a colocar seu blog ou site nas primeiras páginas do Google.

O objetivo deste artigo é compartilhar com você uma informação que aprendi lendo o livro digital do Google “Guia de Otimização para mecanismos de pesquisa”.

Primeiras páginas do Google

Dentre tantas orientações que esse livro traz aos blogueiros interessados em promover seus blogs nos buscadores, destaco para este artigo a seguinte:

O Google diz que quando uma pessoa digita no mecanismo de pesquisa uma ou mais palavras-chave referentes a um assunto, seu buscador apresenta a esse visitante uma lista com os primeiros sites que o googlebots conseguiu localizar.

Os googlebots são pequenos robots do Google, encarregados de vascular bilhões de arquivos em busca dos que mais se adequem às palavras-chave digitadas pelo visitante. Só que eles fazem essa busca em segundos e trazem os resultados ao internauta.

Acontece o seguinte: Quando o visitante clica num dos links e demora algum tempo considerável no site, o Google entende que ele gostou do artigo que encontrou e está lendo o conteúdo.

E se caso esse leitor clique em mais links do mesmo site e lê mais artigos, significa que esse site tem qualidade para o referido leitor. Assim sendo, o site merece ser promovido no mecanismo de pesquisa.

Por outro lado, quando o leitor sai logo do site, eles (o Google) entendem que tal leitor não gostou do artigo, e esse site não tem qualidade. Desse modo o colocam em páginas remotas (bem lá atrás).

Assim, infelizmente, ele ganhará poucas visitas. E ainda aparecerá com alta taxa de rejeição no Google Analytics. E isso fará com que seu PageRank diminua, quando essa contagem for apurada.

Blog de qualidade

ajudando seu blog a aparecer melhor no google

O que eles fazem para promover o blog ou site que consideram de qualidade para os leitores?

Mostram a URL dele na frente de outras URLs, que tenham as mesmas palavras-chave buscadas pelo leitor, mas que não foram escolhidas por ele.

Desse modo, caso a URL de seu blog estivesse aparecendo na primeira consulta, na 5ª página do buscador, aparecerá agora no início da página.

Seguindo esse raciocínio, com mais uma pesquisa referente às mesmas palavras-chave, seu blog ou site irá parar na 4ª página, e assim por diante.

Esse processo acontece a todo instante e de maneira contínua, de modo que o site cujas palavras-chaves sejam digitadas no buscador e clicadas pelos visitantes sejam sempre promovidos. E os demais, passados para trás.

Aqui entra uma dica que passamos agora a você:

Como promover seu site

Pensando nessa política de organização de sites nos buscadores, comecei a fazer um experimento por conta própria. E tem dado certo.

É o seguinte: Entro no buscador e digito as palavras-chaves que sei que estão em alguns artigos do meu blog. Localizo a URL no buscador. Assim, começando da primeira página, vou pacientemente até encontrar o link. Se não o encontro entre as vinte primeiras páginas, entendo que devo reescrever alguns artigos e introduzir as palavras-chave neles.

Em novas pesquisas localizo a URL do site na lista. Clico nela e visito o site como se fosse um leitor qualquer. Nesse caso aproveito para ver e criticar meu próprio blog como um leitor o veria e o criticaria.

Analisar a navegação

Analiso a navegação. Isto é, dou uma olhada em volta se é fácil encontrar artigos relacionados. Lista de artigos populares, links internos (link building), etc. Essas informações me ajudarão a reescrever o artigo, de modo a promovê-lo ainda mais nos buscadores.

Mostre em seu blog
  • Lista mostrando artigos populares. Você pode criar essa lista manualmente ou usando um plugin. Considere ler o artigo sobre como instalar o plugin Yet Another Related Posts.
  • Link building é na verdade links de artigos recentes que apontam para artigos remotos, mas que mostram conteúdos que explicam ou reforçam o que você está publicando hoje. Por exemplo, o artigo ensinado como aparecer nas primeiras páginas do Google é uma leitura complementar deste artigo.
  • Promova a navegação em seu blog mostrando links na barra lateral ou rodapé, apontando posts que tragam mais visitantes ao seu blog.

Feito isso, retorno ao buscador e localizo a posição do site, referente às mesmas palavras-chave. Constato que de fato no dia seguinte ele aparece em páginas mais próximas das primeiras.

Mas, será que aparece assim para todos os que digitam as mesmas palavras-chaves que eu digitei. O Google diz que sim. Portanto, confio na informação dele.

Então, com base nas minhas experiências, escrevo-lhe estas dicas:

  • Escolha uma ou mais palavras-chave que levam os internautas ao seu blog.
  • Localize a URL de seu blog no buscador (Tenha paciência. Esse exercício dará a você a oportunidade de ver como os internautas encontram seus artigos).
  • Ao encontrar a notícia de seu blog, clique no link e visite a página escolhida durante alguns minutos.
  • Clique em mais links internos.
  • Aproveite o tempo para analisar a navegabilidade de seu blog como se fosse um visitante qualquer e bem crítico.
  • Reescreva o artigo, caso necessite inserir mais palavras-chaves.
  • Use negrito em três ou quatro palavras destacadas do artigo.
  • Use de maneira correta as tags h1, h2, h3, h4,… Talvez você queira ler agora o artigo Como usar as tags h1, h2, h3 nos títulos e subtítulos de seus blogs.
  • Escreva as tags alt e title dentro das imagens (caso seu artigo tenha).

Se seu artigo não tiver imagem, adicione uma e escreva as tags alt e title corretamente, no código, seguidas das tags width (largura) e height (altura).

Conclusão

  • Os blogs ou sites de qualidade são promovidos.
  • Os blogs ou sites sem qualidade são rebaixados.

Está a fim de ganhar dinheiro? Visite a página de Afiliados do Blog Ganhar Dinheiro Legal e confira nossa links de programas de afiliados para você ganhar dinheiro com seus blogs.

Receba artigos do blog Ganhar Dinheiro Legal em seu e-mail
Muito obrigado por assinar o
Feed do Blog Ganhar Dinheiro Legal

Assine também o feed RSS do blog Ganhar Dinheiro Legal. Assim você fica sabendo de novas postagens do blog.

José Guimarães

Quando me perguntam: "Você acredita que é possível ganhar dinheiro na internet"? Eu respondo imediatamente "Sim", porque eu ganho. Daí eu explico em minutos que ganho dinheiro vendendo produtos na rede. Tudo o que eu preciso fazer é escrever um texto que convença a pessoa a clicar num anúncio e comprar o produto. Só isso! O dinheiro vai para minha conta online e eu o transfiro para minha conta bancária, onde o recebo dias depois. Mas não dá para alguém deixar um emprego real e se aventurar na internet. Isso serve para quem gosta de ler, escrever, "fuçar" na internet e aprender cada vez mais. Pois o trabalho é cansativo e exige muita disciplina, dedicação e persistência.

7 thoughts to “Ajudando a colocar seu blog ou site nas primeiras páginas do Google”

  1. Proposta muito interessante José. Nunca tentei fazer isso em meus blogs, mas, com certeza, é uma ótima forma de favorecer seu blog analisando a sua funcionalidade.

    Aproveitar esse momento pra testar o funcionamento de seus artigos e navegação do blog como leitor é essencial pra conseguirmos melhorar cada vez mais o conteúdo.

    Abraços!

    1. Eu tenho feito isso, Rodrigo.

      A prática é útil porque a gente descobri links quebrados.

      Descobre erros gramaticais também, assentos agudos que passam despercebidos nos editores de textos.

      Essa técnica é ensinada pelo próprio Google. Funciona.

      Grato pela visita e comentário.

      José Guimarães

  2. Olá José, essas realmente são dicas a se levar em consideração, o google já está fazendo tantas mudanças que logo os blogueiros não vão se importar tanto com o SEO, daqui há um tempo eu nãos consigo imaginar como estarão os buscadores, por isso devemos focar cada vez mais em criar conteúdo de qualidade, lógico que o SEO também continua sendo importante, porém parece que vai perder suas forças.

    1. Também acho, Sérgio

      As mudanças que eles tem feito deixaram muitos blogueiros desanimados.
      Mas outros ficaram contentes porque seus blogs ganharam audiência.
      O Google tem se preocupado com as ligações.
      Conteúdo semelhante com conteúdo semelhante.

      Grato pela visita e comentário.

      JG

  3. José experimente encontrar o seu site para essas palavras chave em outros computadores e sem estar logado no Google.

    O que você refere muitas vezes é a simples personalização dos resultados de pesquisa.

    1. Olá Manuel

      Essas dicas estão no site Ferramentas para Webmaster, do Google.
      O Google recomenda como uma estratégia útil aos blogueiros, de modo que seus sites sejam promovidos nos buscadores.
      Tenho experimentado em buscadores diferentes e noto que funcionam.

      Grato pela visita e comentário.

      José Guimarães

Olá! Deixe uma resposta sobre o artigo que acabou de ler! Nós a responderemos em breve.