Comentários em vários artigos do mesmo blog prejudicam em vez de ajudar

Comentários em vários artigos do mesmo blog prejudica os dois blogs em vez de ajudar o blog de quem comenta.

É muito comum pessoas deixaram em nossos blogs comentários idênticos em vários artigos e nós ficamos na dúvida se devemos aprovar ou não esses comentários.

Muitas vezes o autor dos comentários varia a forma de escrever. Mas nem sempre isso acontece. Pois geralmente um comentarista assim usa a prática Ctrl + C e Ctrl + V para distribuir seus comentários em diversos blogs no mesmo dia.

Comentários em vários artigos do blog

Já que o objetivo de todo blogueiro é criar estratégias para que seus blogs apareçam bem indexados no Google, devemos levar em conta o que o Google acha sobre comentários repetidos.

No livro digital do próprio Google, “Guia de Otimização para mecanismos de pesquisa” encontramos a informação que o Google leva em conta os dois blogs ligados pelo comentário.

Assim, suponhamos que um blogueiro cujo blog publica artigos sobre programas de afiliados venha ao blog Ganhar Dinheiro Legal e comente.

No link do comentário dele aparecerá a palavra-chave programa de afiliados. Caso o artigo aqui esteja usando essa palavra-chave, os dois blogs serão beneficiados. Caso as palavras-chaves sejam diferentes, os dois blogs serão prejudicados.

O ideal é o autor do comentário linkar um artigo de seu blog ue seja coerente com o artigo do blog em que está comentando. É uma prática um bocado chata de engolir e ainda por cima trabalhosa demais. Contudo, é assim que o Google quer que aconteça.

Por exemplo, neste artigo estamos usando a palavra-chave “comentários”. O ideal seria o autor do comentário criar um link para uma página de seu blog que também fala sobre comentários.

Comentários repetidos

Bem, como o comentário é levado a sério pelos mecanismos de pesquisa, devemos levá-lo a sério também em nossos blogs.

Desse modo, quando alguém deixa comentários em diversos posts no mesmo dia, entendemos que essa pessoa esteja praticando spam. Assim, mesmo que aprovemos tais comentários eles de nada servirão para os dois blogs em termos de SEO (Search Engine Optimization).

Comentários com links de outros sites

Muitas vezes acontece de o autor dos comentários repetidos deixar no corpo do texto links de sites que ele esteja divulgando no momento. Nesse caso a situação fica mais complicada. Porque o ideal seria o blogueiro escrever a URL do blog dele e não de sites que esteja interessado em divulgar.

Veja um tipo de comentário assim: “pessoal achei um site que paga de verdade, dá pra ganhar muito dinheiro sem fazer nada”. Um comentário assim incentiva alguém a clicar no link e visitar o site? Com certeza não, porque sabemos que não se ganha dinheiro sem fazer nada.

Para ganhar dinheiro precisamos trabalhar. Entende-se por trabalhar o ato de entrar numa empresa, bater ponto e ralar o dia inteiro, obedecendo ordens de chefes.

No blog não temos chefes. Mas temos disciplina, responsabilidade e pior que chefe: O Google que exige de nós dia e noite procedimento correto para os artigos de nossos blogs serem indexados nos mecanismos de pesquisa.

Eu sempre escrevo o Google porque ele é responsável por mais de 85 % das visitas deste blog. Também por saber que os outros buscadores seguem a regra do chefe da internet, sem contestar.

Comentários corretos

Escrevemos comentários corretos quando:

  • Visitamos um blog do mesmo nicho que o nosso e escrevemos comentários referentes aos artigos que lemos.
  • Também quando criamos ligação com um artigo de nosso blog sobre o mesmo assunto.
  • Escrevemos a URL de nosso blog e não de outros sites que queiramos divulgar.
  • O ideal seria escrever um post em nosso blog sobre o site de nosso interesse e linkar esse post em outros blogs que falam do mesmo assunto.
  • Dica: Uma maneira bem legal de criar um link para seu blog é linkar um blog que você conhece, de mesmo nicho que o seu, cujo autor aprova pingbacks ou trackblacks. Desse forma seu blog estará linkado lá.

Considere ler esses artigo sobre comentários:

Escreva comentários como se escrevesse um artigo para seu blog

Como escrever comentários que desagradam os blogueiros

Pergunta genérica no final do artigo do blog incentiva comentários

Siga o blog Ganhar Dinheiro Legal no Twitter.

Curta o blog Ganhar Dinheiro Legal no Facebook.

José Guimarães

Quando me perguntam: "Você acredita que é possível ganhar dinheiro na internet"? Eu respondo imediatamente "Sim", porque eu ganho. Daí eu explico em minutos que ganho dinheiro vendendo produtos na rede. Tudo o que eu preciso fazer é escrever um texto que convença a pessoa a clicar num anúncio e comprar o produto. Só isso! O dinheiro vai para minha conta online e eu o transfiro para minha conta bancária, onde o recebo dias depois. Mas não dá para alguém deixar um emprego real e se aventurar na internet. Isso serve para quem gosta de ler, escrever, "fuçar" na internet e aprender cada vez mais. Pois o trabalho é cansativo e exige muita disciplina, dedicação e persistência.

2 comentários em “Comentários em vários artigos do mesmo blog prejudicam em vez de ajudar

Olá! Deixe uma resposta sobre o artigo que acabou de ler! Nós a responderemos em breve.