Como ficar no topo do Google

Como ficar no topo do Google. Como aparecer nas primeiras páginas do Google. Técnicas de SEO para buscadores. Dicas para aumentar visitas.

Recebemos um comentário perguntando “como ficar no topo no Google” e decidimos escrever e publicar este post do nosso blog Ganhar Dinheiro Legal.

O comentário a que me refiro é, em verdade, uma pergunta que praticamente todos os blogueiros fazem.

Existem inúmeros posts de blogs falando sobre isso, mas as informações para algum blog conseguir essa proeza varia muito.

Pois, estamos sempre num sobe e desce inexplicável, por causa de algum impedimento de acesso de robots de alguns mecanismos de pesquisa.

Nesta segunda-feira, por exemplo, recebi um e-mail do Google informando que seus googlebots não conseguiram entrar neste blog para “ler” conteúdo.

A explicação deles foi problema com a conexão. Esse problema deve ter acontecido neste final de semana e talvez no momento da leitura feita pelos robots houve impedimento.

Com isso, o site perde alguns pontos no buscador e passa a aparecer em páginas mais distantes da primeira página.

O blog Ganhar Dinheiro Legal aparece hoje na quarta página, conforme a imagem abaixo:

como ficar topo google

Mas, daí você pode me perguntar: “Aparecer na quarta página do Google é bom?”

A minha resposta é: “É sim, é bom.” Afinal, pesquisas apontam que as pessoas buscam até à décima página do buscador, em busca daquilo que elas estão interessadas.

O que chamará a atenção de uma pessoa ou outra, para clicar no link, será a concordância mais próxima daquilo que ela busca com aquilo que aparece na descrição do site.

Daí, o visitante certamente clicará em um link e visitará o site. Pode ser que ele goste do artigo ou não. Se gostar, ficará no blog e lerá o artigo até o fim. Se não gostar, sairá logo dele e talvez não queira voltar nunca mais.

Quando eu entro em um blog pela primeira vez olho logo para a lista de links, geralmente na barra lateral, de modo que eu veja artigos interessantes.

Às vezes, o artigo que eu buscava não mostra o conteúdo que eu quero ler, mas outros, sim.

Isso acontece muito comigo quando pesquiso sobre plugins. Digito, por exemplo, como instalar e configurar o plugin tal e encontro um link dizendo exatamente isso.

Mas, quando vou ao blog, descubro que o autor só escreveu sobre o plugin e indicou um link para baixá-lo do diretório WordPress.

Costumo ficar chateado, mas não com raiva. Eu considero isso um artifício do blogueiro de atrair leitores. Só que funciona durante certo tempo. Pois depois as pessoas descobrem que os artigos dele não são completos.

Com isso, seu blog perde visitas e perde também posições consideráveis nos mecanismos de pesquisa.

Como ficar no topo

Para ficar no topo o blogueiro deve escrever com frequência, de modo que seus posts sejam encontrados sempre pelos robots dos motores de busca.

Eles vêm e encontram os artigos interessantes e os colocam em posições boas, de modo que sejam apresentados aos visitantes que digitam as palavras-chave contidas neles.

Poe exemplo, eu digitei agora há pouco, no Google, o termo: “ganhar dinheiro na internet” e encontrei a seguinte página:

como aparecer google buscadores

O Google informa na página “Aproximadamente 570.000 resultados (0,34 segundos).

Note que os anúncios pagos aparecem ao lado direito.

Note ainda que um vídeo aparece na terceira posição da lista. Logo, se puder, inclua um vídeo em seu artigo.

Se você clicar em Imagens, verá dezenas de imagens que levam os visitantes aos posts dos blogs que estão no topo do Google.

Então, inclua imagens em seu artigo. Uma, duas, três… Escreva dentro delas as tags alt e title. Na tag alt você escreve o nome da imagem, sem ligações tipo: “de”, “na”, “para” etc. Já na tag title você deve escrever o título, pois ele será lido por quem encosta o ponteiro do mouse no texto âncora.

Conclusão

  • Inclua palavras-chave no artigo;
  • Adicione um vídeo, se puder;
  • Adicione imagens, com as tag alt e title.
  • Escreva links internos. Isto é, que levem os leitores para outras páginas de seus blogs. Mas sem exagero: dois ou três são suficientes.
  • Escreva links externos. Idem.
  • Use h1, h2, h2, corretamente.

Como aparecer nas primeira páginas do Google

Como usar tags de cabeçalho corretamente

Como otimizar posts de blogs para buscadores

Estou lendo um livro escrito por Marcos Lemos, do site Ferramentas Blog, que diz:

  • Dedique tempo ao seu blog. Passe alguns minutos, horas, mas faça isso.
  • Verifique os posts mais visitados e os menos visitados.
  • O que as pessoas estão pesquisando e o que elas encontram em seu blog?
  • Já incluiu seu blog em mecanismos de pesquisa? Se não, faça isso.
  • Seja perseverante. Seja persistente. Não desista.

Baixe o livro Ebook como criar conteúdo de qualidade para blogs, escrito por Marcos Lemos.

Ganhar Dinheiro Legal

Receba posts do blog Ganhar Dinheiro Legal em seu e-mail.

Curta a página de fãs do blog Ganhar Dinheiro Legal no Facebook.

Siga o blog Ganhar Dinheiro Legal no Twitter.

Autor: José Guimarães

Depois de trabalhar a vida inteira como empregado dos outros, fazendo o que eles queriam e ganhando pouco dinheiro, decidi trabalhar fazendo o que gosto. É difícil, duvidoso no começo. Mas depois a gente ganha confiança naquilo que faz e fica motivado a crescer. Você encontra neste blog dicas para ganhar dinheiro na internet. Mas é preciso trabalhar para ver o dinheiro em sua conta. Você também me encontra em Livros Infantis de José Guimarães e Amazon.com.

Veja todos os posts de José Guimarães (309)

Deixe uma resposta