praticas para títulos

Devemos Usar Título Sobre o Conteúdo do Artigo

Com certeza, nós devemos usar títulos sobre o conteúdo do artigo. Títulos com palavras-chave corretas. Nada de usar palavras-chave atrativas, com a meta de atrair muitos leitores ao blog, de uma só vez.

Objetivo de escrever este artigo

O objetivo de escrever este artigo está focado no uso de títulos que muitos blogueiros escrevem, só com intento de atrair leitores ao blog. Eu, como sempre, interessado na arte de ganhar dinheiro na internet, sou atraído ao artigo, pensando ler lá algo novo.

No entanto, depois de ler mais da metade do texto, descubro que o título que me atraiu nada tem a acrescentar ao que já sei sobre o assunto. Acredito que muitos blogueiros caem em tentação de ler artigos de títulos fabulosos.

Títulos que nos dão a ideia de que se lermos o artigo ganharemos muito dinheiro ainda hoje. Ora, dinheiro é o que todos nós queremos. Por causa dele tudo se move praticamente sobre o chão e debaixo do chão. Por causa dele vamos ao trabalho e aguentamos a chateação dos colegas, principalmente dos que não gostamos.

Pois bem, na blogosfera há uma incidência cada vez maior de blogueiros querendo ganhar dinheiro. Atitude louvável, pois a internet oferece oportunidade para todos. Mas só que todos nós devíamos pensar em que lê os artigos que escrevemos. Afinal, sem leitores blog nenhum caminha rumo ao sucesso do dono. Porque são os leitores que interagem com ele.

praticas para títulos

Práticas para títulos de artigos

Nas práticas recomendadas para criação do título, o Google recomenda em seu livro digital Guia de Otimização para Mecanismos de Pesquisa que todos nós devemos:

  • Escrever com precisão o conteúdo da página.

Isto é, escrever um título que seja referente ao conteúdo da página. No início deste artigo eu disse de títulos escritos como chamariz, que atraem leitores para os artigos. Mas, quando os leitores leem tais artigos descobrem que o conteúdo nada tem a ver com o título.

Muitos escrevem comentários de indignação. Descarregam a raiva pela decepção, de modo a deixar o autor do blog contrariado. Outros, eu me incluo aqui, vão embora do blog pensando marcar a URL dele mentalmente, para nunca mais voltar.

Exemplos de títulos escandalosos:

  • Você vai estourar sua conta bancária de tanto ganhar dinheiro
  • Coloque seu blog em piloto automático e ganhe dinheiro enquanto dorme
  • Ganhe muito dinheiro em seu blog ainda hoje
  • Traga milhares de leitores ao seu blog num só dia

Tais títulos são realmente escandalosos, como manchetes de jornais alarmistas. Eles dão ideia de uma notícia, mas quando o leitor lê descobre que o título foi usado como chamariz. Isto é, atrai leitores, mas não explica no artigo o que promete quem o escreve.

O Google recomenda que:

  • Devemos evitar título que não tenha relação com o conteúdo da página
  • Devemos fugir do título padrão ou genérico.
  • Evitar título pronto, indicado por outros, como bom para atrair visitas.
  • Evitar títulos genéricos. Tais como: “Sem título” ou “Nova Página 1”, “Não Leia!”.
  • Por último, devemos evitar realmente títulos escandalosos. Pois de nada adianta atrair milhares de leitores num só dia, se eles vão embora pensando em nunca mais voltar.

Vamos levar nosso exemplo a uma loja: Pense em quantas vezes você olhou para a vitrina de uma loja. Se encantou com um produto e o preço que ele apresenta.

Aparece o vendedor e o convida a entrar. Você entra. Ele traz vários produtos. Nenhum igual ao que você viu na vitrina. Daí, você diz: “Eu quero um igual ao que está na vitrina. Do mesmo preço”.

O vendedor pensa rápido e diz: “Ah! Vendemos tudo agora há pouco. Só sobrou aquele que está na vitrina”.

Você pode acreditar nele ou não. A decisão é sua. No entanto:

  • Pode ser que seja mentira. Isto é, ele não vendeu nada hoje e usa o produto com preço atrativo na vitrina para trazer clientes (futuros compradores) para dentro da loja.

Aí você diz, com raiva: “Por que vocês não tiram o produto com preço barato da vitrina?”.

Ele responde: “Vamos tirar daqui a pouco”.

No final da tarde e também no dia seguinte, você passa na porta dessa loja e vê que o produto ainda está na vitrina. Traduzindo: Está ali como chamariz.

No blog, devemos pensar que títulos escritos com intuito de atrair visitas agem do mesmo modo. Pois eles aparecem nos buscadores. Ou seja, sempre que alguém digita palavras-chaves relativas a esses títulos, os buscadores mostram esses blogs nas primeiras páginas.

Conclusão:

  • Escreva títulos sobre o conteúdo da página.
  • Fuja de títulos mirabolantes para atrair milhares de visitas ainda hoje.
  • Pense em títulos com palavras-chaves corretas, iguais às que estão no texto.

Muito obrigado por assinar o
Feed do Blog Ganhar Dinheiro Legal

Crédito da imagem: http://www.flickr.com/photos/hikingartist/

José Guimarães

Quando me perguntam: "Você acredita que é possível ganhar dinheiro na internet"? Eu respondo imediatamente "Sim", porque eu ganho. Daí eu explico em minutos que ganho dinheiro vendendo produtos na rede. Tudo o que eu preciso fazer é escrever um texto que convença a pessoa a clicar num anúncio e comprar o produto. Só isso! O dinheiro vai para minha conta online e eu o transfiro para minha conta bancária, onde o recebo dias depois. Mas não dá para alguém deixar um emprego real e se aventurar na internet. Isso serve para quem gosta de ler, escrever, "fuçar" na internet e aprender cada vez mais. Pois o trabalho é cansativo e exige muita disciplina, dedicação e persistência.

2 comentários em “Devemos Usar Título Sobre o Conteúdo do Artigo

  1. Olá Jota,

    O Google está a cada dia mais preocupado em indexar artigos pela qualidade, embora ele ainda tenha muito o que caminhar nesse sentido. Acredito que no decorrer do tempo, ele possa avançar e colocar nas primeiras páginas realmente o que interessa.

    Abraços

    1. Também penso desse modo, Antonio.

      Como a linguagem deles é o inglês, fica difícil entender os termos em português.

      Porém, acredito que no futuro eles contratem brasileiros e assim policiarão mais os sites.

      O lado bom disso tudo é que valorizam o trabalho de pessoas que levam a sério seus negócios.

      Cuidado com as brincadeiras exageradas do Carnaval (Festa da carne).

      Abraços

Olá! Deixe uma resposta sobre o artigo que acabou de ler! Nós a responderemos em breve.