dicas para escrever tags de títulos nos artigos

Como escrever títulos de artigos de blogs ou sites

Dicas para escrever títulos de artigos para blogs ou sites, de modo que apareçam bem posicionados nos buscadores (mecanismos de pesquisa).

Como escrever títulos

Segundo a orientação de Search Engine Optimization (SEO), do livro Guia de Otimização para Mecanismos de Pesquisa, do Google, devemos criar títulos que descrevam realmente o conteúdo do artigo.

O Google ensina:

O Google nos ensina a escrever:

  • Títulos curtos.
  • Poucas palavras chave nos títulos.
  • Pode escrever o nome do blog no título.
  • Título referente ao artigo publicado.

1. Títulos curtos:

No início eu também pensava que quanto maior fosse o título mais atrairia leitores ao blog. Mas para os buscadores essa prática não ajuda muito. Ao contrário, atrapalha. Por quê? Porque surgem dúvidas em quem faz a busca.

2. Poucas palavras chave

Muitas palavras chave confundem os mecanismos de pesquisa. Além disso, atraem visitantes que chegam à página e vão logo embora, gerando assim aumento da taxa de rejeição no Google Analytics.

Quantas palavras chaves inserir no título: duas ou três, conforme o assunto descrito no post do blog.

3. Nome do blog no título

O Google diz que podemos escrever. Mas acredito que em todos os posts essa prática se torna ruim.

Caso você use o plugin All in One SEO, pode inserir o título do blog entre colchete nele. Assim seu leitor não vê no título do artigo, em seu blog.

4. Título referente ao artigo

Muitos blogueiros dizem que títulos chamativos atraem leitores. Sim, atraem. Porém, expulsam os leitores também.

Por exemplo, com o fim de atrair muitas visitas, o blogueiro escreve: “Você vai ganhar milhões num só dia”. Quem ganha tanto dinheiro assim? Ninguém! Logo, é mentira. A pessoa vem ao blog pensando ser verdade, mas cai na real logo em seguida. Só não xinga nos comentários porque sabe que o dono do blog vai apagá-lo.

Torna-se cada vez mais comum encontrarmos blogs com títulos chamativos, com o intuito de atrair leitores para os blogs. Mas quando chegamos aos blogs e lemos o conteúdo, descobrimos que o título praticamente nada tem a ver com o artigo. Você já viu aquele título de mãe ganha 16 mil por dia? Nem perde tempo que é golpe. Clique no link abaixo para ler nosso artigo sobre blogueiros que alertam contra essa prática errada de querer ganhar dinheiro na internet:

Ganhar muita grana – Google me paga 300 por hora

Usar títulos absurdos seria como atrair compradores para comprar frutas bem fresquinhas e suculentas, quando na verdade o que o vendedor só tem a lhes oferecer: legumes e verduras.

A pessoa entra na verduraria dele, ciente de que vai encontrar o que ele apregoa, mas se depara com outros produtos. Isso causa uma irritação sem igual. Só que nunca passou por esse contratempo poderia dizer que não tem importância.

No entanto, em blogs essa prática fará com que os visitantes memorizem não só o nome como a URL dele. Daí, nas próximas pesquisas que fizer nos buscadores, reconhecerá de longe esse site e dirá mentalmente: nessa armadilha eu não caio mais.

Com certeza não clicará no link desse site. E ele, por sua vez, deixará de receber essa visita. Imagine se essa situação acontece durante o tempo todo? Dias e dias? É prejudicial demais!

Talvez seja pensando nisso que o Google recomende o uso de palavras-chave no título do artigo. Mas de palavra-chave que seja relativa ao conteúdo do post. Nada de artifícios enganadores para ganhar visitas.

Voltando ao exemplo da verduraria, de que adianta o verdureiro receber visitas o dia inteiro de pessoas que entram e saem sem comprar seus produtos? Ele diria que seu estabelecimento é muito frequentado. Sim, é, realmente. Mas, no final do dia não computou lucro algum.

Mais conveniente seria se esse comerciante recebesse menos pessoas, mas que comprassem realmente os produtos que ele vende.

Podemos ter certeza de que com blogs aconteçam processos idênticos.

Nós encontramos muitos blogueiros escrevendo tutoriais sobre como criar títulos que atraem visitas, mas sem vincular as palavras do título às que se encontram no texto.

como-escrever-títulos-artigos

Tenha em mente de que escrevo este artigo agora à luz das orientações do Google. Afinal, desde que decidi aprender técnicas de SEO, me interesso muito em ler tutoriais do buscador mais conhecido da internet.

Afinal, se é ele que dita as ordens a praticamente todos os outros buscadores, por que não ler o que escrevem?

Segundo seus webmasters, devemos evitar sempre:

  • Título que não tenha relação com o conteúdo da página.
  • Título padrão ou genérico. Ainda que funcione, como explicado acima, fará com que os leitores se afastem com o passar do tempo.
  • Criar tag de título única para cada página.
  • Por outro lado, nunca utilizar a mesma tag de título para diversas páginas. Essa informação é muito importante para quem escreve artigos continuados. Por exemplo, com base neste artigo: Dicas para escrever tags de títulos 1; Dicas para escrever tags de títulos 2… E assim por diante, numa sequência interminável, enquanto surgirem ideias na cabeça do autor.

O ideal, em casos semelhantes, seria criar títulos diferentes para cada artigo. Porém, criando subtítulos para orientar o leitor que esse artigo seja continuação de outro que ele escreveu tempos atrás. Desse modo, além de não contrariar a política do Google, orienta o leitor.

Palavras do link

Devemos escrever a também as palavras-chaves do link no título do artigo.

Sabemos que caracteres especiais causam problemas na hora da indexação pelos mecanismos de busca. Então, podemos escrevê-las com letras trocadas. Por exemplo, troque “ç” por “c”. Assim, em vez de escrever “geração” escreva “geração”.

Artigos, preposições…

Escrevemos nos links apenas as palavras principais. Desse modo omitimos “de”, “do”, “para”. Veja esse exemplo de Paulo Faustino, do website Escola Dinheiro: http://www.escoladinheiro.com/2012/12/18/coisas-que-aprendemos-sobre-blogs-em-2012/.

Agora, observe o título do artigo que ele escreveu: 10 COISAS QUE APRENDEMOS SOBRE BLOGS EM 2012. E VOCÊ O QUÊ APRENDEU?

Observe que ele omitiu do link: 10. Desse modo o link mostra as palavras-chaves que ele ressalta: Coisas que aprendemos sobre blogs em 2012.

Devo acrescentar que foi com Paulo Faustino que aprendi a otimizar artigos, de acordo com o conteúdo. Na época em que ganhamos um dos prêmios do Concurso, domínio na empresa portuguesa PTWS Domínios e Hospedagens, onde estamos até hoje. Esse aprendizado continua, de modo que diminuamos os erros com o passar do tempo.

Contudo, na hora de dar nome real ao artigo, escreva a palavra correta. Ou seja, “geração”, conforme este exemplo.

O ideal é que as palavras que aparecem no link também estejam no artigo. Pesquise blogs de autores conhecidos e você verá a maneira como eles nomeiam seus artigos, em relação aos links. Essa informação é muito importante para mecanismos de pesquisa.

É bom deixar claro que antes eu não sabia disso. Por isso alguns títulos dos blogs que administramos apresentam esse tipo de erro.

Concordando com a maioria que usa técnicas de Search Engine Optimization (SEO), que é ruim demais.

Mas é bom tem em mente que não devemos alterar a URL do blog. Assim, ainda que mudemos o título do artigo, devemos deixar a URL do modo como a escrevemos meses ou até anos atrás.

Justificativa

Essa URL aparece nos buscadores. Também nos websites em que você enviou notícias. Podemos enumerar agregadores de conteúdo, diretórios de artigos, diretórios de blogs, sem falar das redes sociais.

Devemos também nos lembrar de que muitas pessoas salvam links em seus favoritos. Eu costumo fazer isso. Daí, tempos depois, quando clicamos neles vamos parar numa página em branco.

ATENÇÃO: Este artigo foi escrito em 18/01/2013. Foi reescrito em 16/11/2013.

Espero que você goste de nossas dicas.

Sucesso em seus negócios, tanto na internet quanto fora dela.

José Guimarães

Visite a página de Afiliados do Blog Ganhar Dinheiro Legal e confira nossa links de programas de afiliados para você ganhar dinheiro com seus blogs.

Receba artigos do blog Ganhar Dinheiro Legal em seu e-mail
Muito obrigado por assinar o
Feed do Blog Ganhar Dinheiro Legal

Assine também o feed RSS do blog Ganhar Dinheiro Legal. Assim você fica sabendo de novas postagens do blog.

botao de anuncios no post do blog

José Guimarães

Quando me perguntam: "Você acredita que é possível ganhar dinheiro na internet"? Eu respondo imediatamente "Sim", porque eu ganho. Daí eu explico em minutos que ganho dinheiro vendendo produtos na rede. Tudo o que eu preciso fazer é escrever um texto que convença a pessoa a clicar num anúncio e comprar o produto. Só isso! O dinheiro vai para minha conta online e eu o transfiro para minha conta bancária, onde o recebo dias depois. Mas não dá para alguém deixar um emprego real e se aventurar na internet. Isso serve para quem gosta de ler, escrever, "fuçar" na internet e aprender cada vez mais. Pois o trabalho é cansativo e exige muita disciplina, dedicação e persistência.

Olá! Deixe uma resposta sobre o artigo que acabou de ler! Nós a responderemos em breve.