dicas-sites-imagens-ilustrar-artigos-blogs

Dicas de Sites para Copiar Imagens Grátis para seus Blogs

Escrevemos este post no blog Ganhar Dinheiro Legal com intuito de te indicar alguns sites que conhecemos. Esses sites fornecem imagens grátis para downloads imediatos.

Após escolher as imagens interessantes para ilustrar os artigos que publica na internet, use Fireworks MX para reduzir o tamanho delas.

Geralmente tais imagens vêm com tamanhos grandes demais. Portanto, precisam ser reduzidos para caber na postagem de seu blog.

É importante também notar o tamanho máximo da imagem, de modo que ela não fique pesada demais, na hora que alguém clica na Url de seu blog e se prepara para visitá-lo.

De certo, sabemos que quando uma página demora a carregar, o internauta simplesmente fecha essa página e procura outra, no mesmo buscador de onde veio.

Com isso, caso o blog permaneça pesado, ele dificilmente retorna. Devemos, por isso mesmo, tomar cuidado com as imagens que postamos no blog, para ilustrar os artigos que escrevemos.

Que tipo de imagem colocar no post do blog?

Eu vi essa pergunta num blog, como título de um artigo que o autor escreveu. A opinião dele era de que a imagem esteja de acordo com o artigo que publica na internet.

Eu, particularmente, estou em desacordo com essa opinião. Por quê? Porque visito diariamente o diretório de imagens de alguns buscadores e as observo com atenção.

Visito os sites de maneira a ler o conteúdo que a imagem informa. Não o que ela representa, literalmente.

dicas-sites-imagens-ilustrar-artigos-blogs
Esta imagem é meramente ilustrativa

Por exemplo, se vemos a imagem engraçada de um cachorro ou um gato, nos divertimos com ela. (Isto é, engraçada para quem gosta de cachorros e gatos. Odienta para quem não gosta deles.)

De modo contrário, eu, se vejo a imagem de uma cobra (de boca aberta, então, nem pensar!) saio logo da página por não vê-la de novo. E me admiro como alguém ilustra o conteúdo de seu blog usando imagens semelhantes. Talvez queira apenas visitas que gostem de cobras.

Qual a imagem ideal para ilustrar um artigo?

Uma imagem que seja agradável, bonita de se ver. Engraçada e sem apelos ao pudor. Imagens que mostram pessoas alegres (queremos ver pessoas tristes por que motivo?). Enfim, imagens sem violência, racismo ou outras manifestações ideológicas que muitas pessoas consideram horripilantes.

Afinal, devemos ter em mente que a internet é para todos. Não para um grupo restrito de pessoas. Os que adicionam imagens pornográficas, por exemplo, pensam (ou gostariam) que a internet seja só deles. Com isso ofendem muitas pessoas de maneira tão… deliberadamente. Ou, infantilmente.

Crianças entram na internet. Algumas se deparam com tais imagens e procuram mais. Em pouco tempo, tornam-se viciadas nesse tipo de conteúdo. Ao passo que seus pais buscam ferramentas para afastá-los dos filhos. Qual pai, afinal, quer seu filho tarado por ver imagens de sexo explícito, quando ele ainda nem desenvolveu seus órgãos genitais.

Caso permitam, tudo o que provocarão neles será revolta, por serem crianças e não poderem fazer o que os adultos fazem. Somos da opinião de que crianças têm de viver como crianças. Brincar como crianças. Ser felizes como crianças. E tudo o mais.

Dicas para adicionar imagens aceitas pelos buscadores

Li um artigo escrito por Jair Rabello, publicado no blog True Dicas, sobre tamanhos de imagens ideais para aparecer nas primeiras páginas dos buscadores. Confesso que eu não sabia disso, até ler o artigo escrito por Jair.

Ainda não confirmei essa informação. Mas foi verificar estes dias em alguns buscadores. Pois o assunto é interessante e merece atenção.

Conforme o artigo, imagens com tamanhos entre 30 e 60 kb aparecem na frente das outras. Ou seja, imagens leves aparecem primeiro. As pesadas, aparecem depois delas. Interessante saber disso, não é?

Escrever tags alt e title

Tais dicas nós já sabemos. Acredito que todos os blogueiros sabem. O que acontece, muitas vezes, é esquecermos de colocá-las nas imagens.

O WordPress mostra lacunas do texto que aparece na tag alt e na tag title.

O Blogger permite que escrevamos os textos alt e title no link da imagem inserida no post. Basta clicar no formato HTML e escrever os nomes adequados.

Coloque na tag alt palavras-chave referentes ao conteúdo da postagem do blog.

Dicas de sites que oferecem imagens grátis

  • Image After oferece imagens de diversas categorias. Clique em images e selecione a categoria do seu interesse. Ou em textures para ver objetos. Licença: Você pode redimensionar o tamanho das imagens. Publicá-las na internet. Fazer cartazes, postais. Permitem uso comercial. Não permitem: Distribuição das imagens em seu site, como se fosses criadas por você.
  • Photogran permite o uso impresso e na internet. Até para decorar sua casa ou escritório. Não permite a redistribuição das imagens. Você pode indicá-las, como fazemos aqui, agora.
  • Mayang’s Free Textures permite o uso comercial e não comercial. Você pode colar até 30 imagens, uma ao lado da outra, numa página. Mas deve atribuir o site pelo uso das imagens. Fica proibido de vender tais imagens. Mostra o tamanho das imagens em KB, MB, etc.
  • Cepolina Photo oferece imagens de diversas categorias. Não mostram política de uso das imagens. Porém, acreditamos que sejam as mesmas dos sites citados acima. Nem exigem atribuir o site pelo uso das imagens.
  • Public Domain Photos oferece 5.000 imagens grátis. Mostra o tamanho das imagens. Permite uso pessoal e comercial. Link para o site é facultativo.

Recomendação

Nem sempre os sites exigem que criemos links para eles, abaixo das imagens. Mas, podemos escrever no final do artigo o link desse site, mesmo que seja inativo. Assim:

Crédito das imagens:
http://www.public-domain-photos.com/

Ou seja, você credita o site, uma vez que os visitantes copiam o link e cola no navegador. Claro que essa é a opinião nossa.

Contudo, o Mayang’s atribui crédito. Logo, escreva um link ativo para esse site.

José Guimarães

Quando me perguntam: "Você acredita que é possível ganhar dinheiro na internet"? Eu respondo imediatamente "Sim", porque eu ganho. Daí eu explico em minutos que ganho dinheiro vendendo produtos na rede. Tudo o que eu preciso fazer é escrever um texto que convença a pessoa a clicar num anúncio e comprar o produto. Só isso! O dinheiro vai para minha conta online e eu o transfiro para minha conta bancária, onde o recebo dias depois. Mas não dá para alguém deixar um emprego real e se aventurar na internet. Isso serve para quem gosta de ler, escrever, "fuçar" na internet e aprender cada vez mais. Pois o trabalho é cansativo e exige muita disciplina, dedicação e persistência.

Olá! Deixe uma resposta sobre o artigo que acabou de ler! Nós a responderemos em breve.