Empresas buscam perfil de candidatos a emprego e redes sociais

Empresas buscam perfil de candidatos a emprego em redes sociais. Cuidado que você deve ter com aquilo que escreve em páginas da internet.

Empresas buscam perfil de candidatos

Empresas buscam perfil candidatos emprego
Empresas buscam perfil de candidatos a emprego

Empresas pesquisam perfil de pessoas que se candidatam a emprego, com objetivo de saber o que escrevem.

Artigo publicado no website Artigonal. Escrito com base numa reportagem do Jornal Hoje, da Rede Globo de Televisão.  Sobre o fato de as empresas buscar na internet informações sobre o que as pessoas escrevem.

Candidatos a Emprego

Autor: José Guimarães

Ultimamente o Jornal Hoje tem trazido em seu noticiário a informação de que empresas buscam nas redes sociais sobre o que escrevem seus candidatos a emprego.

Em alguns países da Europa essa prática já é corriqueira. As empresas entram na internet e pesquisam sobre a postura de determinado candidato.

Os buscadores oferecem uma vasta quantidade de informações a respeito de uma pessoa. Basta digitar no snnipet de um motor de busca para receber em segundo dezenas de páginas com informação de uma pessoa.

Há um lado ruim nessa história, porque se digitarmos o e-mail de alguém, encontramos informações precisas e confidenciais sobre essa pessoa. Esse é o lado que considero desagradável de saber, porque ficamos vulneráveis a qualquer pessoa que conheça nosso e-mail.

Mas, enfim, internet é isso. Facilidade de se encontrar o que procura. Facilidade de se divulgar textos que acabamos de escrever. Você não está lendo este texto neste momento? Não fosse a internet, nem sequer seria digitado no editor de textos.

O recado que passo às pessoas que escrevem sobre o que querem, sem se preocupar que alguém vai ler, é: sejam moderados em seus escritos.

Comentários em Blogs

Comentários deixados em blogs, como uma forma de ofensa ao autor do artigo ou a um ou todos os visitantes do blog, mostram o link do autor. Ainda que ele publique o comentário de modo anônimo, mesmo assim aparecerá no buscador. Porque geralmente os donos de blogs o configuram de modo que os comentários só sejam publicados mediante o e-mail de quem escreve.

Assim sendo, xingamentos, palavras de baixo calão, palavras obscenas, irritação quanto ao artigo, ficam à disposição de quem faz uma consulta do tipo pente fino.

Devemos nos lembrar também do português sofrível que a pessoa escreve. Seja por preguiça de redigir corretamente. Seja por achar que não tem importância. Ou mesmo por desconhecimento de gramática. Todos esses quesitos serão analisados por quem tem interesse em contratar tal pessoa.

Afinal, qual empresa contrataria uma pessoa que usa do anonimato para difamar pessoas, falar mal dos familiares, amigos? E ainda descarregar a raiva que tem das empresas em que trabalhou e saiu descontente.

Informações em Redes Sociais

Tais posturas existem e muito nas redes sociais. Basta lermos algumas páginas do Yahoo Respostas para ver o quanto as pessoas brincam com o sentimento dos outros.

Lá, uma pessoa pergunta seriamente sobre o que é Telemarketing, por exemplo. Muitos respondem que é um aparelho de telefone que ele criou. Ou um celular moderno. Isso quando não xingam.

Escrevo isto porque visito muito o Yahoo Respostas. Sou colaborador. E respondo as perguntas quando conheço o assunto.

No Twitter, então, me divirto com as frases que leio. Escritas nos 140 caracteres permitidos. Haja criatividade para banalização!

No Facebook também há uma franca informação sobre o local que a pessoa mora. Seus objetos de uso pessoal. Bens móveis e imóveis. Tudo que fica a um clique de quem investiga sobre um candidato a emprego.

Portanto, caso você use do anonimato na internet, pare com isso. A menos que nunca procurará emprego em lugar nenhum. E nem se candidatará a algum cargo na política.

Perfil do Autor

Bacharel em Matemática. Pós-Graduação em Matemática. Sou professor, escritor e blogueiro. Gosto muito de descobrir novidades na internet, principalmente textos de novos autores. Escrever em blogs e sites, abertos a escritores novatos.

José Guimarães

Ganhar Dinheiro Legal

Siga o blog Ganhar Dinheiro Legal no Twitter

Curta a página de fãs do blog Ganhar Dinheiro Legal

Receba posts do blog Ganhar Dinheiro Legal em seu e-mail

José Guimarães

Quando me perguntam: "Você acredita que é possível ganhar dinheiro na internet"? Eu respondo imediatamente "Sim", porque eu ganho. Daí eu explico em minutos que ganho dinheiro vendendo produtos na rede. Tudo o que eu preciso fazer é escrever um texto que convença a pessoa a clicar num anúncio e comprar o produto. Só isso! O dinheiro vai para minha conta online e eu o transfiro para minha conta bancária, onde o recebo dias depois. Mas não dá para alguém deixar um emprego real e se aventurar na internet. Isso serve para quem gosta de ler, escrever, "fuçar" na internet e aprender cada vez mais. Pois o trabalho é cansativo e exige muita disciplina, dedicação e persistência.

Olá! Deixe uma resposta sobre o artigo que acabou de ler! Nós a responderemos em breve.