Empresas buscam perfil de empregados na Internet

Empresas buscam perfil de empregados na Internet. Artigo sobre o fato de empresas pesquisarem perfil de candidatos a emprego ou de seus empregados na Internet.

Tempos atrás escrevemos um artigo dizendo que empresas estão buscando perfil de candidatos a empregos na internet, como forma de investigar o que eles andam escrevendo em alguns sites na rede.

Perfil de empregados

Empresas perfil empregados internet
Empresas buscam perfil de empregados na Internet

Esta semana o Jornal Hoje trouxe uma nova matéria sobre o assunto. Desta vez a especialista em Recursos Humanos disse algo que me deixou mais atemorizado ainda: As empresas continuam investigando o perfil de seus empregados, mesmo depois de algum tempo de trabalho contínuo.

Eu devo imaginar que por mais competente e astucioso que determinado empregado seja, deve se preocupar também com os seus dedinhos. Escrevo “dedinhos” porque são eles os culpados de saírem textos no monitor, à medida que a pessoa aperta as teclas do teclado. Por incrível que pareça, é o que eu estou fazendo agora.

Isto é, apertando teclas do computador e vendo as palavras surgirem no monitor, como em um passe de mágica. Algo bonito, realmente lindo de se ver e se alegrar com a magia da tecnologia, que nos permite comunicar com o mundo em frações de segundos. Tanta facilidade em escrever e publicar artigos que devemos ficar preocupados se aquilo que escrevemos ofenderá alguém, denegrirá a imagem de alguém. Enfim, se será interpretado por alguém de forma errada.

Redes sociais

As Redes Sociais se tornaram um canal de comunicação aberto fantástico até demais. Nelas qualquer pessoa pode escrever aquilo que quiser e sobre aquilo que quiser. Pode elogiar alguém ou difamar alguém. Pode enaltecer os serviços de uma empresa ou ridicularizar o atendimento de determinada empresa.

Supere a Ansiedade

Contudo, a tal liberdade de expressão que existe neste país fica totalmente comprometida. Porque há de se tomar cuidado com aquilo que escreve. Há também de se tomar cuidado com aquilo que lê. Os empregados devem ficar atentos quanto ao trabalho rotineiro da empresa e não dar nenhuma escapadinha na internet. Ou seja, navegando nas redes sociais. Nem que seja para clicar em “Gostei” numa bonita e comovente imagem ou mensagem postada por alguém.

Conclusão

  • A regra é: Se cuide ou Cuide-se. Você pode ser vítima daquilo que escreve.
  • Quando encontrar um texto que não te agrada, finja que não leu tal texto e saia do site de mansinho. É isso que eu faço.
  • Ao perder alguns minutos vendo um vídeo do Youtube, em busca de um tutorial, esqueça o xingamento, mesmo que seja apenas as iniciais das palavras que você gostaria de gritar, tipo: fdp, vsf, vtc, pqp, fd e outros, que quaisquer pessoas sabem facilmente do que se tratam. A internet trouxe linguagem abreviada e essa é uma delas.
  • A raiva está sempre dentro de nós e ela é manifestada em situações cotidianas. Devemos, portanto, controlar nossa raiva. Se fosse assim, talvez não houvessem brigas no trânsito. Concorda?
  • É muito comum encontrarmos no Youtube vídeos com xingamentos. Já percebi que pessoas assim não criam perfil. Isto é, usam uma imagem genérica, inexpressiva e nada escrevem sobre si mesmos. Mas podem ser descobertas numa investigação precisa.

 

Cursos para Ganhar Dinheiro Legal

Siga o blog Ganhar Dinheiro Legal no Twitter

Curta a página de fãs do blog Ganhar Dinheiro Legal

Receba posts do blog Ganhar Dinheiro Legal em seu e-mail

José Guimarães

Quando me perguntam: "Você acredita que é possível ganhar dinheiro na internet"? Eu respondo imediatamente "Sim", porque eu ganho. Daí eu explico em minutos que ganho dinheiro vendendo produtos na rede. Tudo o que eu preciso fazer é escrever um texto que convença a pessoa a clicar num anúncio e comprar o produto. Só isso! O dinheiro vai para minha conta online e eu o transfiro para minha conta bancária, onde o recebo dias depois. Mas não dá para alguém deixar um emprego real e se aventurar na internet. Isso serve para quem gosta de ler, escrever, "fuçar" na internet e aprender cada vez mais. Pois o trabalho é cansativo e exige muita disciplina, dedicação e persistência.

Olá! Deixe uma resposta sobre o artigo que acabou de ler! Nós a responderemos em breve.