No pain, no gain – o que significa isso?

No pain no gain. O que significa isso? Qual é o significado da expressão escrita em latim No Pain No Gain?

No pain, no gain

Até ontem eu confesso que ainda não conhecia essa expressão e ainda não a tinha visto em algum lugar.

Mas ontem mesmo me surpreendi lendo-a no tutorial de um site sobre as estratégias conhecidas para aumentar seguidores no Twitter.

De fato, de ontem para hoje, fazendo aquilo que eu li no tutorial desse site, constatei o aumento de seguidores no Twitter.

No pain, no gain (sem esforço, sem resultados).

Hoje, entretanto, pesquisando sobre esse termo encontrei alguns sites que explicam o significado. Os significados aliás, já que há interpretações inúmeras possíveis sobre ele.

O Professor Michael Jacobs explica que no pain, no gain significa sem dor não há ganho).

Segundo ele, a origem desse termo vem da prática do halterofilismo (weight lifting). O que significa que sem fazer esforço a ponto de sentir dor, o atleta não ganhará o tão sonhado corpo malhado, que é decerto o sonho dele.

Mas esse termo pode ser traduzido para (sem esforço, sem resultados), conforme descrevi no início deste texto.

A palavra pain pode ser interpretada como “sacrifício”, “esforço”, “empenho”, “dedicação”.

Já a palavra gain pode ser interpretada como ganho.

Então, que tipo de pessoas esperamos encontrar no Twitter? Pessoas que gostam de ler e também de compartilhar aquilo que publicamos na internet.

É claro que devemos ter em mente que nem todos os nossos seguidores visitam sites todos os dias, todas as semanas ou todos ou meses.

Ou seja, deve haver muitos que criam a conta e não retornam tão cedo. Porém, outros não saem dela. É desses tipos de leitores que você precisa encontrar e grudar neles.

Mas, grudar neles como?

Será que de qualquer jeito serve?

Não! Certamente que não! Deverá grudar neles fazendo aquilo que eles gostam.

Dicas para organizar seu Twitter

  • Clique no nome deles e acesse o perfil deles.
  • Leia algumas de suas publicações.
  • Curta algumas delas.
  • Retweete as que acha ideal aos seus seguidores.
  • Enfim, faça, interaja, compartilhe, participe!
  • Descubra listas de pessoas que te agradam. Principalmente de pessoas que escrevem frases interessantes em seus perfis. Afinal, quem não escreve nada é porque não faz nada. Concorda?
  • Coloque um widget do Twitter na barra lateral de seu blog. Assim seus leitores verão suas mensagens e poderão clicar nelas.

Contudo, tome cuidado com o seguinte:

  • Seguir e deixar de seguir muitas contas no mesmo dia é uma violação às regras do Twitter.

Então, sabendo disso, aja com naturalidade. Nada de precipitação.

Note que o site lhe envia mensagem no todo dizendo que você não pode seguir mais ninguém, caso siga dezenas de pessoas no mesmo dia. Por via de regra, seja moderado: evite seguir, assim como apagar muitos usuários no mesmo dia.

Afinal, haverá sempre o dia seguinte. E considere esse trabalho assim tipo agradável, pois você terá a oportunidade de ver que pessoas do mundo inteiro estão seguindo você.

Ferramentas para administrar contas

Duas ferramentas úteis para administrar contas do microblog que posso te indicar são:

ManageFilter

no pain no gain significado

Posso te indicar também um tutorial bem legal para Usar o ManageFilter.

Tweepi

no pain no gain dicas Twitter

O Tweepi funciona de maneira semelhante ao ManageFilter.

Repare que quando você clica em Seguir o botão muda a cor para azul. Mas quando surge uma mensagem no topo dizendo que “Uma solicitação foi enviada ao usuário tal…”, significa que esse usuário marcou a opção de só aprovar seu novo seguidor ao receber o pedido.

Só que quando o botão muda para Pendente e mostra a cor branca considera-se que você está seguindo esse usuário, mas ele irá escolher mais tarde se te segue ou não.

Assim, se você seguir dez pessoas e aparecer sempre como Pendente, significa que você está seguindo de fato dez pessoas.

Pelo que tenho notado, o ideal é seguir sempre quem já está te seguindo. Caso você entrar em sua conta e encontrar quarenta ou cinquenta novos seguidores, considere seguir vinte ou trinta deles num dia. E siga os demais no dia seguinte. Assim você não infringirá as regras do Twitter.

Ao usar uma das duas ferramentas acima, eu costumo parar de seguir quem não me segue há mais de três meses. Se bem que esse critério é falho, pois nem todos usam ferramentas online para acompanhar suas contas. Eu mesmo encontro pessoas que me seguem há mais de três meses que eu ainda não as sigo.

Minha decisão é sempre seguir quem me segue. Afinal, aprendi isso ainda na adolescência: se você me convida para ir a sua casa é porque quer minha presença lá. Tudo o que eu devo fazer é aceitar e ir.

Nas redes sociais, caso alguém me siga eu o sigo. A menos que essa pessoa publique conteúdo impróprio, difamador ou que fere pessoas ou instituições. Nesses casos, estou sempre fora. E você?

Cnclusão

Este artigo ficou focado praticamente na organização de contas do Twitter. Porém, a mesma estratégia pode ser implementada em contas do Facebook.

Muitas pessoas têm o hábito de criar contas e não usá-las corretamente. Aguardam os resultados e eles nunca vêm. Daí, se decepcionam e dizem: Esse negócio não funciona!

O bom da Internet é que todos podem criar, desenvolver, compartilhar e obter resultados, cedo ou tarde. Mas, é preciso ser criativo, paciente e ainda participativo.

Ganhar Dinheiro Legal 

José Guimarães e Silva é professor, escritor e blogueiro. Gosta de trabalhar na Internet, ganhar dinheiro com produtos digitais e escrever dicas pra ajudar quem deseja ganhar também grana extra na Web.

José Guimarães

Quando me perguntam: "Você acredita que é possível ganhar dinheiro na internet"? Eu respondo imediatamente "Sim", porque eu ganho. Daí eu explico em minutos que ganho dinheiro vendendo produtos na rede. Tudo o que eu preciso fazer é escrever um texto que convença a pessoa a clicar num anúncio e comprar o produto. Só isso! O dinheiro vai para minha conta online e eu o transfiro para minha conta bancária, onde o recebo dias depois. Mas não dá para alguém deixar um emprego real e se aventurar na internet. Isso serve para quem gosta de ler, escrever, "fuçar" na internet e aprender cada vez mais. Pois o trabalho é cansativo e exige muita disciplina, dedicação e persistência.

6 comentários em “No pain, no gain – o que significa isso?

  1. Já ouvi diversas vezes esse termo mais nunca parei para ver o que significava. Sobre o twitter tenho até bons resultados com essa rede social, porem ainda não deslanchei de vez, obrigado pelas dicas!

  2. Também digo, que nunca tinha ouvido essa expressão.
    Muito embora conheça algumas como iluminação.
    mas digo que quem respondeu ” sem dor não há ganhos“

  3. O twitter é uma rede social que cresce espantosamente a cada dia no mundo inteiro. Até as grandes mídias de TV se renderam ao Twitter e exploram e incentivam a discussão de temas através do rashtag. Obrigado pelas dicas, irei testá-las.

Olá! Deixe uma resposta sobre o artigo que acabou de ler! Nós a responderemos em breve.