oniomania-desejo-morbido-fazer-compras

Oneomania – Desejo Mórbido de Fazer Compras

Oneomania é o desejo mórbido de fazer compras. Pessoas oniomaníacas são aquelas que compram produtos o tempo todo e se endividam com facilidade. Algumas conseguem pagar suas contas. Outras não.

As pessoas devedoras, no mundo financeiro são chamadas de insolventes. No mundo dos pequenos credores, amigos e familiares são chamadas de caloteiras. Logo, insolvente é uma pessoa que declara publicamente que não tem dinheiro para pagar. Caloteira é uma pessoas que, muitas vezes, apesar de ter dinheiro, deixa de pagar suas contas.

Você Sabe o que é Oneomania?

O objetivo deste artigo do blog Ganhar Dinheiro Legal é apenas lhe trazer uma proposta de discussão sobre assuntos referentes a gastar dinheiro. Tais assuntos são muito discutidos neste momento, em que as empresas ligam para a casa das pessoas para oferecer produtos. E muitas pessoas não conseguem ficar um dia sequer sem gastar dinheiro. Ao passo que outras, não gastam dinheiro de jeito nenhum.

Definição correta de Oneomania 

Oneomania é o desejo mórbido, impulsivo de fazer compras. É conhecido também por onemania e oniomania.

Logo, oneomaníaco é aquele indivíduo que tem oniomania. É um onêmano, oneômano ou oniômano.

São palavras difíceis de serem pronunciadas e de pouco uso da língua portuguesa. Contudo, definem um hábito bastante costumeiro da vida de muitas pessoas. Isso explica a origem de tantas dívidas, algumas praticamente impagáveis.

oniomania-desejo-morbido-fazer-compras

Acreditamos que muitas as pessoas tenham tendência à oniomania. Exceto os avarentos que, como sabemos, são as pessoas que detestam ganhar dinheiro. O avarento vem a ser, portanto, contrário ao oniômano ou oniomaníaco.

Os adjetivos mostram dois tipos de personalidades de comportamento oposto. Também dois extremos que causam problema na economia. Um porque compra tudo o que vê e não consegue pagar, gerando assim problemas aos credores. Estes gastam dinheiro por cobrar as dívidas. Incluí-las nos órgãos de cobrança. E até mesmo na suspensão do direito de compras.

Já o avarento tem dinheiro, mas só pensa em ganhar mais dinheiro e guarda praticamente tudo o que ganha. Age como se pensasse que ficará no mundo eternamente e precisará do dinheiro que guarda num futuro bastante remoto. Com isso, tem uma vida miserável, não ajuda a economia porque nada compra e ainda sofre.

O problema de um avarento é ser uma pessoa de difícil acesso. Por sua mania de nunca pagar conta de nada, consegue se isolar na sociedade. Nas revistas em quadrinhos, Tio Patinhas é o sinônimo de homem avarento. Pois ele, apesar da grande fortuna que tem, se recusa a comprar um sorvete para os sobrinhos.

Já uma pessoa oniomaníaca, por sua vez, consegue também criar problemas a sua volta, porque as pessoas se afastam dela. A pobre coitada gasta tudo o que ganha em compras, muitas vezes desnecessárias. Tornam-se devedoras de várias lojas. Ficam com o nome incluído no SCPC e SERASA. Pedem dinheiro emprestado a amigos, parentes. Às vezes, até a desconhecidos. É complicado ser uma pessoa assim. Mas existe tratamento.

Sinônimos de Oneomania: Onemania e Oniomania.

Sinônimos de Oneomaníaco: Onémano, Onêmano, Oneómano e Oneômano.

Fonte: Dicionário Aurélio

 

E você, querido visitante, o que achou desse assunto?

Conhece alguma pessoa avarenta? E oneomaníaca? Escreva sua opinião nos comentários. Seria legal saber o que você pensa desses dois assuntos, tão em voga nos dias de hoje.

Muito obrigado por assinar o Feed do Blog Ganhar Dinheiro Legal.

José Guimarães

Quando me perguntam: "Você acredita que é possível ganhar dinheiro na internet"? Eu respondo imediatamente "Sim", porque eu ganho. Daí eu explico em minutos que ganho dinheiro vendendo produtos na rede. Tudo o que eu preciso fazer é escrever um texto que convença a pessoa a clicar num anúncio e comprar o produto. Só isso! O dinheiro vai para minha conta online e eu o transfiro para minha conta bancária, onde o recebo dias depois. Mas não dá para alguém deixar um emprego real e se aventurar na internet. Isso serve para quem gosta de ler, escrever, "fuçar" na internet e aprender cada vez mais. Pois o trabalho é cansativo e exige muita disciplina, dedicação e persistência.

Olá! Deixe uma resposta sobre o artigo que acabou de ler! Nós a responderemos em breve.