pergunta-final-comentario-post

Pergunta no final do artigo do blog aumenta comentários?

Pergunta deixada no final do artigo do blog convida o visitante a escrever comentário? Você escreve uma pergunta no final dos artigos que publica em seu blog?

Dia desses eu li um artigo escrito pelo Problogger Hugo Costa, sobre o hábito que muitos de nós adquirimos de finalizar o artigo do blog com uma pergunta.

Pergunta no final do artigo

pergunta-final-comentario-post

No início alguém sugeriu que uma pergunta logo no final do artigo incentiva o leitor a respondê-la. Com isso o blog ganha um comentário.

Os comentários, como todos nós sabemos são uma rica fonte de comunicação entre o leitor do blog e o blogueiro. É uma forma de alguém dizer ao autor do artigo: “Olá, eu estou visitando seu blog”.

Comentários dos visitantes

Mas os comentários passaram também a ser um canal de discussão entre os demais leitores do blog. Tanto que muitos templates já vêm com o link Responda ou Responder o comentário diretamente a quem o deixou.

Essa funcionalidade é muito boa porque cria realmente um canal de discussão no rodapé do blog.

Por outro lado, os comentários enriquecem os blogs onde eles aparecem.

Contudo, o final padrão dos artigos ficou batido demais. Você lê o texto escrito pelo blogueiro e se depara com a pergunta final. Porém nem sempre você encontra motivo para responder à pergunta dele.

O que fazer?

Variar o final dos artigos é indicado por Hugo Costa para fugir do método padrão, que hoje podemos ver na maioria dos blogs que visitamos.

Fugir do padrão, fugir da mesmice é sempre uma prática útil a ser feita.

Eu posso dizer que estou de acordo com a ideia de Hugo. Você talvez possa estar em desacordo com a ideia dele e, logo, com a minha também.

Só que nesse caso você deve ter uma ideia diferente. Uma maneira de nos mostrar é exatamente usando seu comentário para fazer isso. Ou ainda escrevendo uma mensagem na página Contato que nós a receberemos por e-mail.

Enfim, os artigos de blogs não devem ser padronizados, senão ficam chatos demais de serem lidos. Devem ser, isto sim, soltos, de modo que o autor escreva de maneira tal como se estivesse conversando com alguém.

Vamos terminar este artigo dizendo a você que tenha um Bom Dia.

Considere ler o artigo escrito e publicado por Hugo Costa:

5 formas de atrair mais visitas para o seu blog com comentários

Comentários atraem visitas

O comentários são realmente ricas fontes que atraem visitas.

Desde que sejam bem escritos e focados nos artigos em que eles aparecem.

Ganhe visitas para seu blog comentando em blogs do mesmo nicho que o seu blog.

Apareça mais na internet.

José Guimarães

Quando me perguntam: "Você acredita que é possível ganhar dinheiro na internet"? Eu respondo imediatamente "Sim", porque eu ganho. Daí eu explico em minutos que ganho dinheiro vendendo produtos na rede. Tudo o que eu preciso fazer é escrever um texto que convença a pessoa a clicar num anúncio e comprar o produto. Só isso! O dinheiro vai para minha conta online e eu o transfiro para minha conta bancária, onde o recebo dias depois. Mas não dá para alguém deixar um emprego real e se aventurar na internet. Isso serve para quem gosta de ler, escrever, "fuçar" na internet e aprender cada vez mais. Pois o trabalho é cansativo e exige muita disciplina, dedicação e persistência.

3 comentários em “Pergunta no final do artigo do blog aumenta comentários?

  1. Olá José, vim parar no seu blog através do seu comentário no artigo do Hugo, gostei muito do seu artigo, especialmente desta parte final, de que devemos escrever como se estivesse conversando com a pessoa, e isso vale para todo o conteúdo também.

    Quanto a fazer uma pergunta no final da postagem, acho que é válido se esta pergunta gerar respostas que ajudarão os leitores, não apenas para conseguir mais comentários. Por exemplo: Se eu escrevo um artigo, dando dicas de bancos de imagens grátis, escrevo no final assim:

    Se você conhece algum banco de imagens grátis de boa qualidade, comente abaixo.

    Não sei se é certo ou errado, mas faço assim, desta forma, posso receber comentários que sejam relevantes para o leitor do artigo.

  2. Olá José.
    Resolvi te visitar também.
    Você tem toda razão, muitos blogueiros se acham bom demais e pensam que não precisam dos comentário de seus visitantes, ou nem mesmo respondem à eles. Os comentários é a melhor forma de engajar o leitor com o conteúdo e o autor, juntamente com outros leitores. Essa tática da pergunta no início, eu sempre gosto de usar, mas nunca me atentei para incentivar a resposta no final do artigo. Farei isso a partir de agora, pois é uma ótima dica.
    Abraços e até o próximo comentário.

    1. Olá Euripedes

      Sem dúvida muitos blogueiros se colocam lá no alto como se esquecessem que um dia começaram o blog.
      Eles escondem dicas valiosas a outros blogueiros. Não respondem perguntas e não compartilham informações.
      Mas existem os que gostam de se comunicar. E ensinar o que aprendem.
      Ah, vou incluir o link do seu canal do Youtube na minha página de dicas de Vídeos.

      Muito obrigado pela visita e comentário.

Olá! Deixe uma resposta sobre o artigo que acabou de ler! Nós a responderemos em breve.