Plugin Broken Link Checker Remove Links Quebrados WordPress

Este artigo participa no desafio Melhores Plugins WordPress, criado pelo blogueiro Hugo Costa, administrador do blog Sites e Blogs.

Plugin grátis, neste artigo do blog Ganhar Dinheiro Legal. Dicas para instalar e configurar o plugin Broken Link Checker.

O plugin Broken Link Checker, versão 1.7, é para ser instalado em blogs da plataforma WordPress. A função dele é descobrir links quebrados no blog WordPress.

Essa ferramenta incrível descobre os links que levam os leitores a lugar nenhum e os envia diariamente para uma pasta. Pode enviar também, caso você configure desse modo, mensagens para sua conta de e-mail.

Vejamos agora como são interpretados na internet os tais links quebrados.

Link quebrado, digamos assim, na linguagem da internet, é o tipo de ligação que leva o internauta do seu blog a lugar nenhum. Isso mesmo, ao clicar no link o internauta é enviado a uma página em branco do buscador ou a uma página com mensagem de erro.

Esse procedimento, além de ser desgastante a quem visita o blog é prejudicial ao próprio blog. Por quê? Porque a visita vai embora logo, e isso aumenta a taxa de rejeição. Seu blog decerto não quer isso, quer?

Contudo, você pode me perguntar: Como acontece isso?

Acontece desse modo:

  • Suponhamos que você escreve um artigo sobre o conteúdo que viu num site tempos atrás.
  • Publica esse artigo em seu blog e o deixa lá.
  • Escreve novos arquivos.

Nós sabemos que, para acontecer um vaivém de pessoas em seu blog ou site deve haver também links em suas páginas apontando para outros sites ou blogs de conteúdo semelhante.

No entanto, o que acontecerá a uma visita de seu blog que clicar num link, que meses atrás você escreveu, apontando para uma dica ou tutorial, e recebe como resposta uma página em branco? Ou um aviso do buscador de que o site que você procura não foi localizado. Essa visita com certeza ficará muito zangada.

Suponhamos ainda que essa mesma visita clique em mais dois ou três links de seu blog e seja enviada ao mesmo lugar? Ou seja, a uma página em branco.

Tenha certeza de que, se acontecer isso com muitas pessoas, muitas delas passarão longe de seu blog, quando pesquisarem sobre um assunto no buscador e encontrarem seu blog entre os primeiros da lista. Vão dizer: “Ah, esse blog está cheio de links quebrados!”

Com certeza elas visitarão outros sites.

A culpa, nesses casos, seria de quem? Talvez, de ninguém. Ou do acaso. Pois a URL do site que você indicou em seu artigo pode ter sido alterada. Os donos de sites mudam as URL para ganhar mais visita dos buscadores, mas perdem as que vêm de outros sites. Essa prática existe e é muito grande. É prejudicial ao blog, sabemos, mas muitos blogueiros agem assim.

Pode ter acontecido também de o dono encerrar as atividades do site. É um direito dele. Daí, em vez de pagar contas de domínio e hospedagem, ele apaga o site. Nesses casos, todos os visitantes que são encaminhados de outros sites ou que encontram o link dele nos buscadores, irão ao mesmo lugar. Ou seja, na página em branco.

links quebrados wordpress

Qual é a desvantagem dos links quebrados nos blogs ou sites em que eles aparecem e são frequentes?

A grande desvantagem é serem penalizados pelos motores de busca. Isso acontece porque os robots visitam os sites periodicamente e encontram tais links quebrados. Com isso, acumulam pontos negativos que desvalorizam os sites na classificação que promoverá o aumento do Page Rank.

Os sites castigados pelos buscadores vão parar no final das filas de links, quando as pessoas realizam novas pesquisas.

Outra desvantagem é o fato de o visitante ficar furioso e decidir desviar de seu site. Outros visitantes terão a mesma ideia. Mais outros. Com isso seu site perde visitas e você, interesse em prosseguir sua atividade blogueira. Muitos blogs encerram por causa disso.

Como funciona o Plug-in WP Broken Link Checker?

O Broken Link Checker visita as páginas de seu site diariamente, do mesmo modo que faz o robot do motor de busca, como um espião, ou igual a um cão que guarda o quintal da casa onde ele mora.

Ao encontrar links quebrados, o plugin envia uma mensagem ao seu e-mail com o assunto de links quebrados encontrados no site (aparece o nome do site onde ele está instalado).

Usando o próprio Link Checker, você localiza os links e os corrige.

Contudo, verifique com atenção pois, pode muitas vezes acontecer de:

  • O site ter mudado a URL. Nesse caso, corrija-a em seu blog.
  • O site foi excluído. Nesse caso, apague o link de seu blog.

Fazendo isso diariamente (ou semanalmente) você terá menos pessoas descontentes por não encontrarem os sites que você indica em seus artigos.

broken link checker

Como Baixar e Instalar o Broken Link Checker

Se você estiver em dúvida sobre como instalar plugins em blogs WordPress, considere ler nosso artigo Como Instalar Plugins em Blogs da plataforma WordPress para aprender o modo como deve ser feito para funcionar sem problemas.

O plugin Broken Link Checker funciona de verdade. Desde que o instalamos em nossos blogs WordPress não nos arrependemos. Pois ele encontra links sem utilidade de maneira tão rápida, que nós levaríamos dias para descobrir.

Esperamos que você goste de nossa dica para instalar e configurar o plugin Broker Link Checker.

Olá! Deixe uma resposta sobre o artigo que acabou de ler! Nós a responderemos em breve.