Problogger – Você sabe o que é Problogger e o que ele faz?

Problogger – Você sabe qual é a atividade de um Problogger? O que o Problogger faz e como ganha dinheiro para pagar suas contas mensais?

Hoje eu estava olhando as provas do ENEM, feitas por minha filha, e me deparei com uma das questões mostrando uma charge sobre a atividade  de um Problogger.

Problogger é um blogueiro que ganha dinheiro com seus blogs.

Blogueiro é uma pessoa que cria e administra blogs.

Blogueiro ganha dinheiro com blogs?

Nem sempre.

Problogger ganha dinheiro com blogs?

Sim. O nome Problogger indica exatamente o fato de um blogueiro que trabalha sem sair de casa e ganha dinheiro com um ou mais blogs.

Então eu me lembrei do único Problogger que conheço, isto é, que usa esse termo pouco usado para designar suas atividades laborais.

Decidi escrever este artigo para mostrar a você o que sei sobre:

Problogger

Uma definição simples e direta seria dizer que Problogger é um blogueiro que vive da ganhar dinheiro com blogs. Ou seja, é um profissional que tem seus ganhos principais vindos de blogs que cria e administra.

Só que sua atividade se concentra na arte de escrever artigos e publicar em blogs, tanto seus quanto de outros blogueiros.

O que é Blogger?

Blogger é uma pessoa que bloga, isto é, que administra blogs. Nós o chamamos comumente de blogueiro. Assim, podemos dizer que blogger é blogueiro.

Já o Problogger é um blogueiro profissional. Isto é, um blogueiro que deixou de ser um postador de artigos na internet para se tornar uma pessoa responsável.

O Problogger é então um blogueiro especial. Ganha dinheiro com os blogs que cria e tem sua renda vinda praticamente dos blogs que administra. Isto é, de suas atividades através da internet.

Esse profissional não precisa sair de casa todos os dias para trabalhar. Pode ocupar um pequeno espaço de sua casa e dali digitar os textos que publicará na internet minutos depois.

Mas esse profissional deve ter disciplina, muita disciplina, caso contrário o dia passa e ele não consegue fazer nada. Tem de se manter distante do telefone, da televisão e da conversa com alguém de sua família. Talvez por isso muitos o interpretem como uma pessoa distante das demais.

Por outro lado, fica perto de milhares de pessoas que navegam na internet (os chamados internautas). Está conectado nas principais redes sociais: Facebook, Google Plus, Linkedin, Twitter, Stumbleup e outras.

Logo, Problogger é um blogueiro profissional que usa seu blog como local de trabalho.

O blogueiro para exercer a atividade blogueira de forma profissional precisa ter:

  • Computador potente.
  • Conexão 24 horas com a internet sem interrupção.
  • Raciocínio bom para lembrar dos links que vai inserir em cada artigo que escreve e publica na internet.
  • Disciplina para saber trabalhar em horas certa, de modo a não atrapalhar seu relacionamento com a família.
  • Saber dizer não a convites do tipo: “Vamos ali dar uma volta?” “Vamos tomar um negócio ali?” Nada disso, o blogueiro não tem patrão e por isso mesmo precisa se concentrar mais em suas atividades.
  • Contas aprovadas nas principais redes sociais e sites de compartilhamentos de arquivos.
  • Enfim, o Problogger trabalha de manhã, de noite ou de madrugada.

O Problogger vive de todo o dinheiro que arrecada aqui e ali. Logo, precisa saber usar o dinheiro com sabedoria. Pois nem sempre os ganhos de hoje poderão se repetir amanhã.

Por último, o Problogger precisa gostar de ler e de escrever também. Não de copiar artigos de outros blogueiros.

Exemplo de Problogger

Gustavo Freitas, autor do curso Como criar blog de nicho e ganhar dinheiro na internet e Feeds Fedburner como ganhar dinheiro com eles

José Guimarães

Quando me perguntam: "Você acredita que é possível ganhar dinheiro na internet"? Eu respondo imediatamente "Sim", porque eu ganho. Daí eu explico em minutos que ganho dinheiro vendendo produtos na rede. Tudo o que eu preciso fazer é escrever um texto que convença a pessoa a clicar num anúncio e comprar o produto. Só isso! O dinheiro vai para minha conta online e eu o transfiro para minha conta bancária, onde o recebo dias depois. Mas não dá para alguém deixar um emprego real e se aventurar na internet. Isso serve para quem gosta de ler, escrever, "fuçar" na internet e aprender cada vez mais. Pois o trabalho é cansativo e exige muita disciplina, dedicação e persistência.

Olá! Deixe uma resposta sobre o artigo que acabou de ler! Nós a responderemos em breve.