Sobre o artigo Não crie blog se você não sabe português

Sobre o artigo Não crie blog se você não sabe português. Esse artigo gerou polêmica no site Ferramenta Blog por parte dos visitantes. 

O artigo escrito por Marcos Lemos e publicado no site Ferramenta Blog gerou polêmica.

O autor tem formação em Letras e por isso se acostumou a escrever de maneira correta. Então, publicou um artigo em seu blog para mostrar sua indignação, mas como seria de se esperar, seu artigo gerou polêmica entre os visitantes do blog.

Alguém alega nos comentários que o autor do texto usou a prática de censura. Sinceramente, eu, José Guimarães, não concordo com isso. Pois também sou contra a prática de se escrever sem ter conhecimento de gramática.

Todavia, por ser professor de Matemática e acompanhar durante muito tempo o desenvolvimento de alunos, aprendi que devo respeitar a maneira de escrever de cada um.

Criar blog grátis

Quando uma pessoa compra um computador fica tão excitada com ele que começa a fazer uma porção de coisas que não fazia antes. Daí, aprende a entrar em salas de bate-papo e a conversar com pessoas online.

Muitas pessoas vivem isoladas em seu mundo, apesar de viverem entre dezenas de familiares. Escrevo “isoladas” porque muitas pessoas vivem sem ter com quem conversar. Então, a internet se torna uma fuga, um passatempo, uma maneira de elas se expressarem.

Ora, uma das perguntas que mais ouço é: Eu também posso criar um blog? Eu sempre respondo que sim. Sim, você pode criar um blog. Isto é, a pessoa pode criar, sim, um blog, principalmente grátis e começar a publicar os primeiros artigos.

É claro que até esse ponto a pessoa não deve saber nada de indexação de posts pelo Google, uso de palavras-chave, links internos, links externos… O que ela quer mesmo é escrever e publicar seus escritos, de modo que todo mundo leia.

Infelizmente, é exatamente no fato de que tudo mundo lê que aparece o problema. Nem todo mundo que lê tem paciência para ler textos com erros gramaticais excessivos. Muitas pessoas dizem assim: Um errinho aqui, outro ali dá pra passar. Mas muitos erros, argh!

Blog para ganhar dinheiro

Sobre Criar Blogs Saber Português
Sobre o artigo não crie blog se você não sabe português

Pois bem. O blog criado por um blogueiro que não sabe português, como destaca o título deste artigo, certamente foi criado com o objetivo de divertir seu dono.

Talvez ele não esteja interessado em transformar seu blog num site profissional e ganhar dinheiro com ele. Talvez ele pense apenas escrever e mostrar sua cara ao mundo.

 

 

Se o blogueiro quer ganhar dinheiro com seu blog, deve, sim, se preocupar com o português. Afinal, a maioria dos programas de afiliados exigem textos corretos. Eles mesmos escrevem em seus tutoriais que não aceitam blogs escritos em internetês.

Corrigir o texto

Uma dica que posso dar a quem já criou um blog e tem dúvida quanto ao texto que escreve é a de usar corretores. Assim, caso digite um texto no Microsoft Word, use o corretor interno desse editor.

Para isso, clique no minúsculo botão ABC (Ortografia e Gramática). Note que aparece uma janela mostrando trecho do texto, com dicas para correção.

Use uma das opções oferecidas:

  • Ignorar uma vez
  • Ignorar regra
  • Ignorar todas
  • Próxima sentença
  • Alterar

Note que muitas vezes o corretor sugere palavras erradas, por não constar no dicionário interno a palavra correta. Nesse caso você pode usar a opção Adicionar ao dicionário. Desse modo na próxima vez em que você escrever tal palavra ela não aparecerá mais como errada.

Use também o Corretor de textos online After The Deadline. É grátis e fácil de usar. Muitas plataformas de blogs têm também corretor dentro da área de postagem. Use esse corretor. Ah, uma dica importante é: A frase começa sempre com a letra inicial maiúscula e termina com o ponto final. Por exemplo: Eu gosto de escrever textos. Nada de escrever assim: eu gosto de escrever e achar que as pessoas vão gostar de ler. Muitos dizem: Ah, o blog é meu e eu faço dele o que quiser. Sim, mas o blog é público e deve respeitar a gramática.

Pratique a escrita

A arte de escrever é tão espontânea quanto conversar, por exemplo. Mas a escrita vai se lapidando à medida que a pessoa treina. Pois assim como o jogador de futebol deve treinar todos os dias, o escritor deve treinar também. Então, escreva um texto, leia-o em seguida e corrija os erros. Só depois disso publique-o no blog.

Mais tarde, faça uma leitura em seu texto, já publicado no blog, como se fosse um leitor que o encontrou de maneira aleatória na internet. Anote os erros que encontrar. Assim, na próxima vez em que entrar na área de administração, corrija-o.

Tenha paciência. Escreva sempre sobre aquilo que você gosta. Pois sempre aparecerá um leitor para ler seus textos.

Paz e Sucesso.

Leia agora o artigo do Ferramenta Blog:

Não crie um Blog se você não sabe português

Ganhar Dinheiro Legal

Siga o blog Ganhar Dinheiro Legal no Twitter

Curta a página de fãs do blog Ganhar Dinheiro Legal

Receba posts do blog Ganhar Dinheiro Legal em seu e-mail

José Guimarães

Quando me perguntam: "Você acredita que é possível ganhar dinheiro na internet"? Eu respondo imediatamente "Sim", porque eu ganho. Daí eu explico em minutos que ganho dinheiro vendendo produtos na rede. Tudo o que eu preciso fazer é escrever um texto que convença a pessoa a clicar num anúncio e comprar o produto. Só isso! O dinheiro vai para minha conta online e eu o transfiro para minha conta bancária, onde o recebo dias depois. Mas não dá para alguém deixar um emprego real e se aventurar na internet. Isso serve para quem gosta de ler, escrever, "fuçar" na internet e aprender cada vez mais. Pois o trabalho é cansativo e exige muita disciplina, dedicação e persistência.

Olá! Deixe uma resposta sobre o artigo que acabou de ler! Nós a responderemos em breve.