Como Eu Faço para Criar um Blog?

como-eu-faço-para-criar-blog
Como eu faço para criar um blog?

Quando algumas pessoas do meu convívio descobrem que eu tenho um blog, me perguntam de imediato: “Como eu faço para criar um blog?” ou “Como eu crio um blog?”.

Como eu faço para criar um blog?

A pergunta surge como se criar um blog fosse uma tarefa muito difícil.

Criar um blog não é difícil. Aliás, podemos dizer até que é fácil demais. O que é difícil, a meu ver, é cuidar do blog para que ele produza o resultado que o blogueiro quer.

A internet tornou-se um lugar (nem sei se posso escrever isso: lugar) em que encontramos sites de variados tipos diferentes.

Encontramos sites pequenos, sites médios e grandes demais.

Um blog nos dá a ideia de um site pequeno. Porque ele é criado em geral por uma pessoa e também administrado por uma pessoa.

A pessoa que cria um blog passa a ser chamado de blogueiro.

Então, costumo dizer que eu sou blogueiro. Contudo, noto que muitas pessoas do meu convívio não entendem isso. Isto é, não sabem o que é blog, site, muito menos blogueiro.

O Blogueiro é um Factótum?

Eu nunca li isso em lugar nenhum. Isto é, nunca li que alguém escreveu dizendo que um blogueiro é um factótum.

Mas sei o que é factótum e vou explicar pra você, neste post, caso você não saiba:

Factótum é uma expressão francesa que significa:

  • Pessoa que faz tudo. Ou seja, é o responsável por todas as atividades de um negócio, empresa ou seja lá o que for que empreende.
  • Pode ser também o auxiliar de algum negócio ou empreendimento que tem a seu encargo todas as atividades dessa empresa.

Seguindo nesse raciocínio, podemos dizer que o blogueiro é realmente o indivíduo que toma conta de tudo:

  • Escolhe o nome ideal para o blog. Digamos que essa atividade pode não ser produtiva logo no início, porque nem sempre o nome surge no momento em que se pensa em criar um blog.
  • Pensa no que vai escrever no primeiro post. Também no segundo, no terceiro… Isto é, enquanto não encontra alguém que queira ajudá-lo nessa atividade.
  • Procura em dicas de imagens grátis uma imagem bem legal para ilustrar seu primeiro artigo. É bom entender que nem sempre agradamos, pois a imagem que escolhemos pode não ser do agrado de quem acessa e lê o artigo.

Muitas outras atividades vão surtindo à medida que o blogueiro decide continuar seu blog e enfrentar todos os problemas que surgem em seu caminho.

Sim, surgem problemas e demais. A meu ver, o maior deles é a falta de motivação. Lembra daquela música de Tim Maia? “Me dê motivo, pra ir embora”.

Pois bem, é preciso ter motivo para fazer o que se quer. Por exemplo, eu encontrei motivo para escrever esse post. Ele foi criado por causa da pergunta inicial: “Como eu faço para criar um blog?”.

Blogueiro ganha Dinheiro

Essa é a parte mais gratificante desse longo e silencioso trabalho de passar algum tempo diante da tela do computador a digitar letra por letra, até surgir o texto que nos agrada.

Afinal, se o texto nos agrada, pode agradar outras pessoas também.

Blogueiro ganha dinheiro, sim, pois o blog dele se torna uma fonte de renda, que complementa seu salário e lhe dá motivo para escrever mais.

Só que isso não acontece de uma hora para outra. Porque acontece quando o blogueiro menos espera. Daí, ele tem de se posicionar diante das oportunidades que surgem.

Então, a pergunta como fazer para criar um blog pode ser respondida assim:

  • Pense em um nome para seu blog.
  • Busque uma plataforma para criar seu blog grátis. Porque não vale a pena gastar dinheiro no início do projeto.
  • As plataformas para criar blogs grátis são: Blogger, WordPress.com, Weebly e outras que escreveremos mais tarde.

Você tem um blog? Começou um blog, mas não encontrou motivo para continuá-lo? Porém, gosta de ler, de escrever e é teimoso? Então, continue.

Escreva sua opinião nos comentários.

Artigo escrito por José Guimarães e Silva para ser publicado no blog Ganhar Dinheiro Legal.

Termos pesquisados em buscadores:

Sobre o autor | Website

Publico livros na Amazon e Livraria Saraiva. Gosto de Marketing de Internet e ideias de Como Ganhar Dinheiro Online. Por isso, invisto tempo e dinheiro no blog dinheirolegal.com. Também estou em contosbiblicos.com.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!